quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Bom Jardim da Serra, Santa Catarina

Bom Jardim da Serra fica na Serra Catarinense e é um dos municípios mais frios do Brasil. O maior destaque é a Serra do Rio do Rastro, um dos mais belos cartões postais de SC. Bom Jardim da Serra é também chamado de a “Capital das Águas", pelo grande número de rios que nasce na cidade.

Cidade de Bom Jardim da Serra, no mapa de Santa Catarina
Bom Jardim da Serra, Santa Catarina

A lavoura e a fruticultura são as principais atividades econômicas de Bom Jardim da Serra. O município é o terceiro maior produtor estadual de maçã. E destaca-se na criação de algumas espécies de peixe, como a truta. São relevantes ainda os papeis da pecuária extensiva e do artesanato.

A região onde hoje fica Bom Jardim da Serra foi povoada por famílias gaúchas, em 1870. Os pioneiros foram Manoel Pinto Ribeiro e os filhos, João e Pedro Ribeiro, de Dom Pedrito. Eles fixaram residência na Fazenda Pelotas. Por esta razão, as tradições gaúchas ali se preservaram.

Serra do Rio do Rastro Vista do Mirante
Serra do Rio do Rastro Vista do Mirante

As famílias de Felipe Borges, Francisco Machado, José Caetano do Amaral, os Vieiras e os Rodrigues abriram a trilha na Serra Geral. Isso possibilitou a passagem de pedestres e tropeiros até Laguna. A trilha foi denominada “Serra dos 12”. E depois passou a se chamar “Serra do Rio do Rastro”.

A lenda diz que o nome decorre do fato de a estrada ter sido construída seguindo o rastro das mulas dos tropeiros. Da Serra Catarinense, desciam os carregamentos de charque, couro, queijo e pinhão. E do litoral, vinham os carregamentos de sal, açúcar, farinha e tecidos.

O povoado foi fundado em 1905, sendo erguida a capela em homenagem à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No mesmo ano foi construída uma escola. O povoado passou à categoria de Vila em 1.921, com o nome de “Cambajuva”. Bom Jardim da Serra emancipou-se em 29 de janeiro de 1967.

Mapa de Bom Jardim da Serra adaptado do Wikipedia.

Parque Eólico de Bom Jardim da Serra
Parque Eólico de Bom Jardim da Serra


Distâncias na Região
Bom Retiro = 102 km
Criciúma = 90 km
Florianópolis = 230 km
Lages = 118 km
Lauro Müller = 33 km
Orleans = 50 km
Rio Rufino = 105 km
São Joaquim = 42 km
Tubarão = 100 km
Urubici = 75 km
Urupema = 103 km
Urussanga = 75 km

Distâncias Outros Estados
Bom Jesus = 122 km
Curitiba = 500 km
Gramado = 257 km
Porto Alegre = 381 km
São Paulo = 848 km

Cascata Barrinha, em Bom Jardim da Serra
Cascata Barrinha, em Bom Jardim da Serra


Atrações de Bom Jardim da Serra


0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design