quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Biografia de Carlos Gardel

Charles Romuald Gardés nasceu em Tolouse, França, 11/12/1890. É o mais famoso cantor argentino de tangos. Carlos Gardel é, também, o principal responsável pela divulgação internacional do tango.

Carlos Gardel Destacava-se pela Sensualidade da Sua Voz de Barítono
Carlos Gardel Destacava-se pela
Sensualidade da Sua Voz de Barítono

O cantor, compositor e ator destacava-se pela sensualidade de sua voz de barítono. Carlos Gardel notabilizou-se pela gravação de centenas de tangos com cerca de três minutos de duração.

Para muitos, Gardel representava o espírito do tango. O seu primeiro sucesso, porém, foi a milonga “Mi Noche Triste”, de 1917. Como compositor, teve no paulistano Alfredo Le Pera o seu principal parceiro musical.


Confusão com A Nacionalidade

Berthe Gardès (1865-1943), mãe de Carlos Gardel, foi expulsa de casa por ser mãe solteira. E fugiu para a Argentina quando Gardel tinha dois anos de idade. Mãe e filho chegaram a Buenos Aires, em 11/03/1893.

Durante a I Guerra Mundial, ele deveria se apresentar no consulado francês de Buenos Aires. Carlos Gardel ignorou, porém, essa convocação. Isso gerou problemas quando passou a receber convites para se apresentar na Europa.

Carlos Gardel Nasceu em Tolouse, França
Carlos Gardel Nasceu em Tolouse, França

A confusão surgiu quando Gardel providenciou uma certidão de nascimento, no Uruguai, em 1920. Nela, usou o nome artístico. No testamento, elaborado em 1933, Gardel registra que Tolouse é sua cidade natal.


Paixão pelo Turfe

Carlos Gardel era aficionado pelo turfe. E muitas das músicas cantadas por ele têm a corrida de cavalos como tema. Uma de suas composições mais famosas, Por Una Cabeza, parceria com Alfredo Le Pera, aborda o turfe.

A milonga La Catedrática, de Francisco Martino, também fala de turfe. Esta música é conhecida como Soy Una Fera. Muitos dos tangos interpretados por Carlos Gardel também abordam o turfe. Este é o caso de:

A Corrida de Cavalos é o Tema de Muitas dos Tangos Cantados por Carlos Gardel
A Corrida de Cavalos é o Tema de Muitos
dos Tangos Cantados por Carlos Gardel

Bajo Belgrano” (Anselmo Aieta, Francisco Garcia Jimenez)
Paquetín, Paquetón” (Carlos Dedico, Germán Ziclis, Salvador Merico)
Uno y Uno” (Julio F. Pollero, Lorenzo J. Traverso)


Morte de Carlos Gardel
Carlos Gardel faleceu em 24 de junho de 1935, de forma trágica. Durante a turnê do cantor na Colômbia, seu avião caiu em Medellín. Alfredo Le Pera, o letrista dos tangos de Gardel, também faleceu neste acidente aéreo.

Milhões de fãs renderam homenagens a Carlos Gardel. O corpo dele passou por Nova York, Rio de Janeiro e Montevidéu, cidade onde vivia sua mãe. Gardel foi sepultado no Cemitério de La Chacarita, em Buenos Aires.


Veja também...
Músicas e Filmes com Carlos Gardel

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design