terça-feira, 19 de novembro de 2013

Morro do Facão ou do Trombudo em Bom Retiro

Bom Retiro possui diversos atrativos naturais. São pouco divulgados e pouco acessíveis. O Morro do Facão, ou do Trombudo, eu desisti de visitar. Não há trilha. A subida, até o topo do morro, é feita em mata fechada.

Morro do Facão ou do Trombudo, Bom Retiro
Morro do Facão ou do Trombudo, Bom Retiro

Continuação de...
Igreja Matriz e Santuário, em Bom Retiro


Ida até O Morro do Facão

Como registrei na postagem anterior, combinei com o Jeferson e o Chila de encontrá-los às 13h. Eles dariam as dicas para chegar ao Morro do Facão. É uma trilha difícil, com trechos de escalada, para chegar ao topo do morro.

Eles foram no carro do Jeferson. Eu os segui. Chegamos à propriedade de onde se inicia a caminhada. O primeiro trecho é pelo campo, em meio ao gado, até a fase em que se começa a caminhada morro acima.


Subindo o Morro do Facão

Aí vem os sustos. Encontramos um morador local. O Chila disse que daria as dicas de como subir o Morro do Facão. O morador perguntou se eu já havia subido. Disse que o mato estava fechado. E que provavelmente eu iria me perder.

Disse que semanas antes uma turma de umas 20 pessoas de Itajaí havia se perdido. Ao ouvir os gritos, foi lá resgatar o grupo que estava andando em círculos. Também, um parente dele já se perdeu e ligou para que ele o resgatasse.

Fiquei bem preocupado. O Chila e o Jeferson falaram que se eu não retornasse até as 18h, voltariam para me resgatar. Não comentei, mas os dois estavam em horário de trabalho e não poderiam me acompanhar na caminhada.


Desistência de Subir o Morro

Disquei para o Chila e o Jeferson. Em nenhum dos dois casos a ligação se completava. O Jeferson, então, me ligou. Uma mensagem dizia que o meu celular estava desligado. Com isto eu estava praticamente decidido a não subir.

O Chila me acompanhou no início da subida. E era mata fechada. Não havia qualquer ponto de referência. Ao menos para quem não conhecia. Além disso, eu estava só e o celular não funcionava. Desisti. Sou meio louco. Mas burro, não...

O relato segue com...
Cachoeira do Teco, em Bom Retiro

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design