quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Momentos de Terror na Trilha da Cachoeira do Teco, em Bom Retiro

Deixei decepcionado o Morro do Facão, por não conseguir encarar o trekking. Pedi ao Chila dicas sobre alguma cachoeira de Bom Retiro. Mas a Cachoeira do Teco, em vez de prazer, proporcionou-me momentos de terror...

Close da Cachoeira do Teco, em Bom Retiro
Close da Cachoeira do Teco

Continuação de...

Este dia em Bom Retiro estava se revelando macabro. No primeiro local que eu visitei, o Morro da Cruz, fui picado por uma vespa. No retorno da gruta, pensei ter estourado o câmbio do carro. E a caminhada pelo Morro do Facão eu acabei abortando.

Chegada à Casa do Teco

A Cachoeira do Teco seria um roteiro sem errada. E o segredo era seguir à direita em todas as bifurcações. Exceto na da igrejinha. Ali, eu deveria seguir à esquerda. A casa do Teco ficaria logo após uma plantação de pinus. Sem erro...

E foi relativamente fácil chegar ao local. Parei só uma vez para confirmar se estava no caminho certo. Cheguei à casa do Teco e conversei com a esposa dele. Ela disse que ele estava colhendo milho. O local ficava no caminho para a cachoeira.

Passei protetor solar e peguei a mochila. Segui então para o local indicado e encontrei o Teco com facilidade. Ele disse que não teria como me acompanhar. Mas me indicaria o local por onde eu deveria descer para a cachoeira.

Descida até a Cachoeira do Teco

Tudo parecia simples. A impressão, no início, é de que havia uma trilha apagada. O que ocorreu, na verdade, é que eu desci numa mata fechada, guiando-me pelo barulho do rio. Deveria ter voltado. Mas na hora não reparei o erro que cometia.

Bem perto do rio, escorreguei. A mochila amorteceu o impacto e evitou o pior. Assim, não bati a cabeça. O sentimento, naquele momento, já não era mais de empolgação e prazer. Ao chegar ao rio fiz uma flecha com tocos de árvore para me guiar.

As pedras para atravessar o rio eram escorregadias. Escorreguei mais de uma vez. Por sorte, não caí na água ou sobre as pedras. A cachoeira fica poucos metros à frente. Pequena e com pouca luz às 15h. O sentimento agora era de arrependimento.

Cachoeira do Teco, em Bom Retiro

Perdido no Mato...

Então, o retorno... O trecho sobre as pedras percorri, com todo o cuidado, porém sem grandes sustos. O trecho no mato começou com receio. Evoluiu para medo, cagaço, pânico e terror. Segui a flecha. Porém, eu havia descido em diagonal.

Como não marquei a descida com uma corda, seria impossível determinar a diagonal. A mata era bem fechada. As árvores muito parecidas. Boa parte delas com espinhos no tronco. Muitos troncos caídos e galhos passando na altura da cintura.

Eu estava sozinho e perdido. Tentava caminhar e ficava preso pelos espinhos. Ou era a mochila que trancava em alguma coisa. Perdi a conta de quantas vezes eu caí. E no trajeto rasguei a camiseta e parte da calça. Além de roçar o corpo no espinho.

Saindo do Mato...

Tentei controlar o pânico. Minha ideia era subir o morro em linha reta. Pois lembrava o campo que havia antes da descida. Fiz isso e dei de cara com uma paredão de rocha de uns cinco metro de altura. Recuei um pouco e passei a ir para a esquerda.

Com o tempo, o paredão sumiu. Voltei a caminhar para cima. Não conseguia enxergar o que havia após as árvores. Acabei chegando ao campo. E avistei a casa que servia de referência mais próxima. Estava tão assustado que nem cheguei a ficar feliz...

Ao ver as roupas rasgadas, fui procurar outras em melhor estado. Então percebi que a outra calça de trekking havia ficado em Rio Rufino. Como meu celular não funcionava, passei na Prefeitura de Bom Retiro para ligar. Acabei retornando a Rio Rufino...