domingo, 17 de novembro de 2013

A Cidade de Bom Retiro Vista do Morro da Cruz

Dia 30/07/13, parti para Bom Retiro. Minha ideia era conhecer dois ou três pontos na cidade. E ficar hospedado por ali enquanto fazia um bate-e-volta até Urubici, cidade mais turística e mais cara. Conheci, em Bom Retiro, o Morro da Cruz, tão logo cheguei à cidade.

Antenas no Morro da Cruz, Bom Retiro
Antenas no Morro da Cruz, Bom Retiro

Deixei Rio Rufino, pelas 9h. Uma meia hora depois, eu pedia informações num posto de gasolina a 10 km do centro de Bom Retiro. Neste posto, me orientaram como ir ao Morro da Cruz. E essa visita ao Morro da Cruz foi, simplesmente, o início de um dia meio maldito...


Como Chegar ao Morro da Cruz
Provavelmente, este seja o atrativo mais simples de se chegar fora do centro de Bom Retiro. Na entrada da cidade, junto ao trevo, há um viaduto. Você passará por baixo do viaduto, se estiver vindo pela BR 282, no sentido Lages-Florianópolis.

O viaduto comunica o centro de Bom Retiro com o Morro da Cruz. O acesso ao morro fica à direita da pista se você vem no sentido Lages-Florianópolis. À esquerda, se você vier no sentido oposto. O início da subida ao morro é pavimentado.

Subida do Morro da Cruz, Bom Retiro
Subida do Morro da Cruz, Bom Retiro

Seguindo a rua que passa sobre esse viaduto, morro acima, você chegará no pico do Morro da Cruz. São cerca de três quilômetros. E os últimos metros só dá para encarar de carro se você tiver um 4x4. O terreno ali fica bem íngreme e escorregadio.


Primeiro Perrengue do Dia...
Deixei o carro estacionado um pouco antes da parte mais íngreme da subida. Passei protetor solar. Carreguei a mochilha com água e um fleace. Perdi tempo manobrando o carro para não trancar a estrada de terra. Pensei que mais alguém poderia querer passar por ali...


No fim, restavam apenas mais uns 200 metros de subida! Quer dizer, há uma escada que leva ao pico do Morro da Cruz. Primeiro de pedra. Depois, escavada na rocha. No alto do morro, você verá os restos de uma rampa de voo livre desativada.

Tirei fotos das antenas, da cruz, dos morros, da cidade de Bom Retiro. Mas ao chegar ao carro, fui picado por uma vespa ou marimbondo no joelho direito. Não faço a menor ideia de como ela conseguiu entrar calça adentro. Mas a ferroada doeu.

Cidade de Bom Retiro Vista do Morro da Cruz
Cidade de Bom Retiro Vista do Morro da Cruz


Medicações Fundamentais
Ao viajar, eu sempre carrego um kit de primeiros socorros. Levo medições com maior probabilidade de serem usada. Anti-alérgicos, analgésicos, anti-inflamatórios sempre fazem parte do kit. Também carrego medicações para distúrbios digestivos.

Dentre os anti-alégicos, os preferidos são os corticosteróides. Eles reúnem ações anti-alégicas e anti-inflamatórias. Neste caso, minha primeira escolha é o Decadron, potente e de ação rápida. Como segunda opção, o Predsim. Sempre carrego os dois.

Rampa de Voo Livre no Morro da Cruz, em Bom Retiro
Rampa de Voo Livre no Morro da Cruz


0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design