domingo, 13 de outubro de 2013

Waldemar dos Santos Boeira

Waldemar dos Santos Boeira nasceu na sede da Fazenda São José do Silveira, em 15/12/1914. Caçula entre doze irmãos, Waldemar iniciou os estudos com professor particular, em Nova Veneza, SC. Aos 14 anos, ingressou no Colégio Elementar, em Vacaria. Lá estudava de maio a outubro.

Mapa na Fundação Museu Waldemar dos Santos Boeira, São José dos Ausentes, RS
Mapa na Fundação Museu Waldemar dos
Santos Boeira, São José dos Ausentes, RS

Em 1931, retornou definitivamente à fazenda. E dedicou-se à sua vocação, a pecuária. Desde o início, manifestou preocupação em preservar a fauna e a flora da região. Essa é a razão da existência de centenas de árvores mais do que centenárias nas terras que legou a seus descendentes.

Como vereador, participou ativamente do desenvolvimento e econômico e social da localidade. Trouxe escolas para São José dos Ausentes. E nomeou professores. Foi pioneiro na alfabetização de adultos. Criou a primeira agência de Correios e Telégrafos. Abriu estradas e construiu pontes.

No fim dos anos 40, Waldemar despertou para a necessidade de preservação do patrimônio histórico da região. E passou a colecionar documentos e objetos ligados às gerações que se sucederam na formação dos Campos de Cima da Serra. Daí surgiu a ideia de constituir o museu.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design