segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Como Chegar ao Desnível dos Rios Silveira e Divisa, em São José dos Ausentes?

Do Pico Monte Negro, segui para o Desnível dos Rios Silveira e Divisa. O Desnível fica, também, em São José dos Ausentes. No caso, são dois rios que correm em paralelo. É um desses caprichos da natureza...

Rio Silveira, no Desnível dos Rios Silveira e Divisa, em São José dos Ausentes
Rio Silveira, no Desnível dos Rios

Continuação de...
Pico Monte Negro e Cânion Monte Negro


Como Chegar ao Desnível dos Rios Silveira e Divisa?
A partir do trevo de São José dos Ausentes, você deverá seguir na direção de Silveira. Cerca de 2 km após o trevo, há uma bifurcação, siga à direita.  Até o distrito de Silveira, são mais 19 km. Ou cerca de 21 km, contando a partir do trevo.

A estrada vinda de São José dos Ausentes acaba em uma rua. Siga à esquerda, até o fim desta rua. E então, à direita. Há uma nova bifurcação cerca de 3 km depois. Você deverá seguir pela esquerda, no sentido do Desnível dos Rios Silveira e Divisa.

Rio Divisa, no Desnível dos Rios Silveira e Divisa, em São José dos Ausentes
Rio Divisa, no Desnível dos Rios

Nos próximos 9 km, haverá quatro bifurcações. Você deve seguir à esquerda em todas elas. A última indica a Fazenda e Pousada Potreirinhos. Da bifurcação até a fazenda você percorrerá mais 1,5 km, aproximadamente.


Desnível dos Rios Silveira e Divisa
A Pousada Potreirinhos oferece um passeio a cavalo que leva ao Desnível dos Rios Silveira e Divisa. Eu fui a pé. A trilha é bem curta, talvez uns 500 metros. É claro que o passeio a cavalo não se resume a 500 metros. A cavalo, o Desnível é acessado de outra forma.


A desvantagem de acessar a pé e pela trilha curta é ter de atravessar um dos rios caminhando. No verão, imagino que seja algo agradável. No inverno, isso acaba se transformando em filme de terror. Afinal, a temperatura ambiente costuma se bem baixa na região.

No dia que conheci o Desnível, até não estava tão frio. Creio que estivesse uns 10 graus. Mas a água do rio estava gelada. E fiz a travessia só de sunga e camiseta. Afinal, não havia levado calça e bota ou tênis reserva...

Desnível dos Rios Silveira e Divisa, em São José dos Ausentes
Desnível dos Rios Silveira e Divisa

A água estava muito gelada! Ao colocar o primeiro pé na água, ele começou a dor. A sensação era de que eu estava caminhando de pés descalços sobre o gelo. Afinal, eu não havia levado chinelos também. Ao menos, a água batia abaixo do joelho e a corrente não era forte...

Deixo com dica, se você pretende atravessar o rio caminhando, para que leve chinelos. Tanto pela travessia como para caminhar na rocha que fica entre os dois rios. Minha movimentação ficou limitada pelas dores que eu sentia nos pés...



O relato segue com...
Como Chegar ao Cachoeirão dos Rodrigues?

1 comentários:

Igor Muller Bitencourt disse...

Você ficou acampado lá? Gostaria de acampar no Canion mas não quero ficar em camping. Tem alguma dica? Obrigado! Excelente dicas!!

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design