sábado, 12 de outubro de 2013

Cânion do Monte Negro, São José dos Ausentes

O Cânion do Monte Negro, com paredões de basalto, fica localizado em São José dos Ausentes. Nas bordas do cânion é possível fazer caminhadas ou cavalgar. Junto ao cânion, fica o Pico Monte Negro, o ponto mais elevado do RS, com 1.403 metros de altura. É possível caminhar até o topo deste pico.

Cânion do Monte Negro, São José dos Ausentes
Cânion do Monte Negro, São José dos Ausentes

A região onde fica Cânion Monte Negro sofre o fenômeno conhecido como viração. A diferença de pressão entre o litoral e os Campos de Cima da Serra faz com que uma grande quantidade de nuvens suba em direção ao cânion. De uma hora para a outra baixa a cerração e não se enxerga nada.

O fenômeno da viração é conhecido popularmente como “O Nada”. Surge de repente e muito rapidamente faz tudo desaparecer. Mesmo a somente um passo de distância. É mais comum no verão. E requer o máximo de atenção. Já ocorreram quedas em diversos cânions da região durante a viração.

Vista do Alto do Cânion do Monte Negro, em São José dos Ausentes
Vista do Alto do Cânion do Monte Negro

Localização: o Cânion Monte Negro fica a cerca de 45 km do centro de São José dos Ausentes. O acesso é pela Estrada Municipal de Silveira. Depois, passa-se pela Fazenda Monte Negro. A estrada acaba junto à base do Pico Monte Negro. Uma placa identifica o local. É possível estacionar ali.

Veja também...
Como Chegar ao Pico Monte Negro e ao Cânion do Monte Negro?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design