domingo, 1 de setembro de 2013

Cascata dos Amores, Igreja Matriz e Capela de São Pedro em Pinto Bandeira

Cascata dos Amores
Ao chegar à Bento Gonçalves, não havia sequer cogitado a hipótese de visitar Pinto Bandeira. Pensava que o local era um tanto distante. E o número de atrações escasso. Os planos mudaram ao vislumbrar a Cascata dos Amores em um material sobre a cidade.

Capela de São Pedro, Pinto Bandeira
Capela de São Pedro, Pinto Bandeira

A cascata era o meu objetivo! Assim, deixei a Casa de Cultura rumo à pequena cidade de Pinto Bandeira. Até pouco tempo, o local era só um distrito de Bento Gonçalves. Então, emancipou-se e constituiu o seu próprio roteiro turístico. E este gira em torno das vinícolas.

Da estrada é possível ver a cascata. E isso atiçou ainda mais o meu interesse. Ao lado da Pousada Forrasier há um mirante. A distância é bem grande, no entanto. Perguntei ao dono da pousada como chegar lá. Ele disse que não ia lá há uns três anos.

Cascata dos Amores, em Pinto Bandeira, RS
Cascata dos Amores, em Pinto Bandeira, RS

O obstáculo para se vislumbrar a Cascata dos Amores mais de perto é o novo proprietário do terreno. Ele proibiu a visitação ao local. Um senhor comentou que ele teria até colocado animais para coibir ainda mais a entrada de estranhos...


Igreja Matriz de Pinto Bandeira
Decepcionado por não ter conseguido ir até a Cascata dos Amores, a alternativa foi seguir ao centro de Pinto Bandeira. Lá conheci a Igreja Matriz da pequena cidade. A construção pareceu bem grande para a cidade, que, até pouco tempo, era distrito de Bento Gonçalves.

Igreja Matriz, em Pinto Bandeira
Igreja Matriz, em Pinto Bandeira


Praça Central de Pinto Bandeira
Em frente à Igreja Matriz, fica a Praça Central de Pinto Bandeira. E o que chamou a minha atenção foi o rolo de pedra, em frente à igreja. Com 70 cm de diâmetro e quase 2 metros de comprimento, este rolo pesa 1.500 kg. É, realmente, impressionante.

O rolo foi construído pelo senhor Vicente Lovera na década de 1940. E era utilizado para compactar as estradas de terra do distrito de Pinto Bandeira. Inicialmente, era puxado por mulas. E, posteriormente, um caminhão passou a fazer o trabalho pesado...

Praça Central, em Pinto Bandeira
Praça Central, em Pinto Bandeira 

Não almocei por contar que poderia tomar um banho de cachoeira. Já eram mais de 14h e eu fiquei sem banho e sem almoço. Por isso, dei uma passada no mercado para comprar uns salgadinho. Este mercado fica em frente à praça de Pinto Bandeira.


Capela de São Pedro
Deixei o centro de Pinto Bandeira sob intenso calor. Estava 30 graus, talvez um pouco mais. A ausência de vento, porém, fazia com que a sensação fosse pior. Eram pouco mais 14h e era difícil encontrar um local com sombra por ali. Estava um inferno...

Interior da Igreja Matriz de Pinto Bandeira
Interior da Igreja Matriz de Pinto Bandeira

Descia rumo aos Caminhos de Pedra. No caminho, passei pela Capela de São Pedro. À sua frente, do outro lado da estrada, havia um local com sombra. Sob uma árvore, estacionei o carro e comi dois pacotes de salgadinho. Ao menos, a fome eu consegui aplacar...

Contabilidade do Dia
Água mineral 1,5 L e salgadinhos = R$ 3,80
Total = R$ 3,80

3 comentários:

Caroline Sberse disse...

Olá
sabe a cascata soube q tem varias outras trilhas ouvi q tem uma de meia hora ida e meia volta e uma de duas horas ida e volta... no caso eu to loca pra fazer falta coragem pois nao sie bem onde exatemente começa e termina mas agora ta liberada a trilha ate mesmo nesse fonasier, formou um trilha lá demora duas horas diz a mulher de lá ..

Leonardo Brocker disse...

Olá, Caroline
Legal saber disso! Estive em Pinto Bandeira no final de 2012. Na ocasião, o acesso à Cascata estava restrito. Achei uma pena, pois ela figurava no folder de divulgação da cidade. Com a abertura dessas trilhas, ressurgiu uma opção para a galera que curte ecoturismo e turismo de aventura.
Abraço

Leonardo Brocker disse...

+++ Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia +++

A. Oliveira confeccionou os murais da Igreja, em 1966.

Fonte: "A Morte e O Além", Altamir Moreira (2006)

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design