sábado, 3 de agosto de 2013

Igreja Nossa Senhora do Rosário, Protásio Alves

Em 19 de fevereiro de 1911, foi lançada a pedra fundamental. Em 05 de outubro de 1914, foi inaugurada a Igreja Nossa Senhora do Rosário. A inauguração da igreja foi comemorada com grande festa, seguida de uma procissão. Esta partiu da antiga capela em direção à nova igreja.

Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Protásio Alves
Igreja Nossa Senhora do Rosário,
em Protásio Alves

De uma forma ou de outra, todos habitantes participaram da construção da igreja. Alguns contribuíram com mão-de-obra. Outros, com dinheiro. O Padre Serraglia projetou a igreja, em estilo gótico, como as da Itália. Ela retrata a história de um povo trabalhador, unido e religioso.

Os tijolos usados na Igreja Nossa Senhora do Rosário foram amassados pelos pés dos próprios colonos, num banhado próximo à construção. As mulheres e as crianças faziam o transporte. Filas delas passavam esse material de mão em mão até a colina onde estava sendo erguido o templo.

A igreja foi valorizada com 45 quadros recebidos pela comunidade em 1937. Em 2001, a Igreja Nossa Senhora do Rosário foi tombada pelo Patrimônio Histórico do Município. Em 2011, a igreja foi restaurada. Hoje, são realizadas missas, na igreja restaurada, nos sábados às 17h e nos domingos às 9h.

Localização: Avenida Caetano Peluso, Centro de Protásio Alves.

Veja também...
Igreja e Casa de Cultura de Protásio Alves

1 comentários:

Leonardo Brocker disse...

+++ Igreja de Nossa Senhora do Rosário +++

Antônio Cremonese confeccionou os murais da Igreja, em 1914.
Temática dos murais:
+ A Volta de Cristo;
+ Temática Escatológica.

Fonte: "A Morte e O Além", Altamir Moreira (2006)

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design