quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A Cascata dos Marins e A Gruta do Quartzo, no Município de Cotiporã

A Cascata dos Marins é a maior de Cotiporã. Fica a 6,5 km do centro e é procurada para a prática de rapel. Há duas quedas. A primeira é maior e a água cai em queda livre. Já na segunda, a água corre feito um tobogã. É para agradar a todo mundo!

Cascata dos Marins, Cotiporã
Cascata dos Marins, Cotiporã

Continuação de...
Como Chegar à Cachoeira dos Calza, em Cotiporã


Como Chegar à Cascata dos Marins?

Para chegar é bem mais simples que no caso da Cachoeira dos Calza. Você deve ir até a Igreja Matriz e pegar a Avenida Independência, à esquerda. Esta é a avenida que passa em frente à igreja. Ao iniciar a estrada de terra, entre a direita e siga sempre reto.


Até o início da trilha são uns 6 km. Uns 400 metros antes, você verá um mirante. A trilha leva à base da primeira queda. E para se chegar ao poço, há uma trilha que passa por trás da queda. Seguindo por ali fatalmente você irá se molhar.

Cabeceira da Queda d'Água da Cascata dos Marins, em Cotiporã, no RS
Cabeceira da Queda d'Água da Cascata
dos Marins, em Cotiporã, no RS


Trilha até a Cascata dos Marins

Eu passei por sobre as pedras que ficam antes da queda e delimitam o poço. Só é necessário ter bastante cuidado. Na ida, fui estudando o local e demorei um pouco de tempo. Na volta, eu vim mais rápido, pois já sabia onde estavam as pedras que escorregam.


Por falar em escorregar, eu escorreguei em um pedra durante a trilha no mato. E se não fosse pela bota, teria deslizado morro abaixo. Por isso, todo cuidado é pouco. O melhor é sempre ir de calça e bota. É uma medida que pode evitar alguns perrengues...

Arroio na Cabeceira da Cascata dos Marins
Arroio na Cabeceira da Cascata dos Marins


O Topo da Queda da Cascata dos Marins

Após tomar um banho no poço, retornei até o início da trilha. Deixei o carro numa área mais aberta, um pouco à frente. Caminhando uns 100 metros ou menos, há a trilha que leva ao topo da queda. Ali, há um pequeno poço, mas não cheguei a tomar banho.



Gruta do Quartzo e Belvedere do Rio das Antas

Retornei da Cascata dos Marins e passei rapidamente pela Gruta de Quartzo, ao lado do hospital. Dali, segui para o Belvedere do Rio das Antas, localizado a uns 9 km do centro. Lá do alto, você verá o Morro do Céu, a Usina Hidrelétrica 14 de Julho e a barragem. 

Interior da Gruta do Quartzo, em Cotiporã
Interior da Gruta do Quartzo, em Cotiporã

2 comentários:

Diogo Rhoden Silveira disse...

Parabéns pela postagem, abraços.

Leonardo Brocker disse...

Muito obrigado, Diogo

Espero que o artigo tenha sido útil.
Trata-se de um cidade com menor divulgação que as vizinhas.

Abraço,

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design