quinta-feira, 25 de julho de 2013

Casa de Cultura, Igreja, Horto Florestal e Gruta, Nova Prata

Após deixar Protásio Alves, retornei à Nova Prata. E conheci a maior parte dos pontos turísticos da cidade numa caminhada. Em um pouco mais de 90 minutos, eu conheci oito locais. É claro: alguns estavam fechados, pois só abrem mediante agendamento.

Prédio da Casa de Cultura de Nova Prata
Prédio da Casa de Cultura de Nova Prata

Continuação de...
Igreja e Casa de Cultura de Protásio Alves

O primeiro local que vislumbrei foi o prédio da Casa de Cultura. Bem mais belo que o de Protásio Alves, por sinal. Mas não estava aberto. E, assim, eu segui para a Igreja Matriz São João Batista. Maior que a da cidade vizinha, possui uma escadaria à frente e a torre ao fundo.

Igreja Matriz São João Batista, Nova Prata
Igreja Matriz São João Batista, Nova Prata

Da igreja, segui para o Monumento ao Imigrante. Este fica a duas quadras dali. A caminho da Casa Polonesa, que estava fechada, não localizei o Museu Municipal. A bela e bem cuidada casa de madeira é circunda por árvores e flores.

A Casa Polonesa, em Nova Prata
A Casa Polonesa, em Nova Prata

Do outro lado da rua, fica o Horto Florestal. E nele, você encontrará a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Há um pequeno caminho, com toras de madeira, que leva à gruta. É um local agradável, com alguns bancos dispostos junto a esse pequeno caminho.

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na Cidade de Nova Prata, RS
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes,
na Cidade de Nova Prata, RS

Deixei o Horto Florestal rumo ao atrativos mais distantes do centro. Um é o painel de basalto, localizado na entrada da cidade. Conferi o do trevo norte. Há outro no trevo sul. O monumento é uma referência à maior riqueza de Nova Prata: o basalto.

O Horto Florestal de Nova Prata
O Horto Florestal de Nova Prata

Em frente ao trevo norte, há um posto de gasolina. Quando cheguei à cidade, horas antes, havia parado ali para pedir informações. Como o frentista me reconheceu, perguntou se eu havia encontrado o que queria, a Cascata da Usina. Acabei pedindo mais umas dicas...

Monumento ao Imigrante, em Nova Prata
Monumento ao Imigrante, em Nova Prata

Do posto, segui para a Igreja São Pelegrino. E esta só abre mediante agendamento. Acabei deixando Nova Prata e segui para Vila Flores. E em Vila Flores, a 8 km de Nova Prata, encontrei uma pousada. Não tem café da manhã, mas o valor é quase metade do de lá...

Igreja de São Pelegrino, em Nova Prata
Igreja de São Pelegrino, em Nova Prata

Contabilidade do Dia
Pousada do Restaurante Pratos e Espetos (Vila Flores) = R$ 35,00
Total = R$ 35,00

1 comentários:

Leonardo Brocker disse...

+++ Igreja de São João Batista +++

Hans Veit confeccionou os vitrais da igreja.

Fonte: "A Morte e O Além", Altamir Moreira (2006)

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design