segunda-feira, 22 de abril de 2013

Centro Regional de Cultura de Rio Pardo

O prédio que hoje abriga o Centro Regional de Cultura de Rio Pardo começou a ser construído em 1848. A construção foi idealizada pela Irmandade de Caridade Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos. Inicialmente, o local serviria como casa de caridade. Semelhante à Santa Casa de Porto Alegre.

Centro Regional de Cultura de Rio Pardo
Centro Regional de Cultura de Rio Pardo

A construção acabou em 1882. Pela falta de recursos, foi entregue, dois anos depois, às tropas do Império. Ali funcionou uma das mais importantes escolas militares do RS. Entre seus alunos, destacam-se os ex-presidentes Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra, além de Mascarenhas de Moraes e Plácido de Castro.

De 1930 a 1965, serviu como um internato feminino. Então, foi fechado. Em 1983, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS. Foi restaurado pela REFAP, entre 2002 a 2005. E atualmente, é mantido por ex-alunos do colégio. É considerado um dos mais importantes símbolos da história gaúcha.

Infra-estrutura
# Andar térreo: Memorial do Exército, Biblioteca Pública Municipal, Artesanato e Artes, Complementação, Estação Digital, Espaço de Eventos;
# Andar superior: Auditório, Cineclube, Conservatório de Música, Sala de Cursos, Sala de Dança, Espaço de Exposições.

Localização: Rua Andrade Neves, 679, Rio Pardo.
Funcionamento: 2ª a 6ª feira, 8h30 às 12h e 13h30 às 17h30; sábado, 8h30 às 12h e 14h às 17h; domingo e feriados, 15h às 18h.


Veja também...
Rio Pardo: Centro Regional de Cultura

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design