domingo, 14 de abril de 2013

Cazuza: Burguesia - "Mulher sem Razão"

Cazuza começou a gravar ‘Burguesia’ logo após receber alta da Clínica São Vicente. Na internação, compôs furiosamente. Trabalhava de madrugada e acordava a mãe, Lucinha Araújo, para passar a limpo os rabiscos poéticos.

Burguesia - Capa do Disco de 1989 do Cazuza
Cazuza - Burguesia (1989)

“Homem que é homem volta atrás, mas não se arrepende de nada”. (Cazuza)

Continuação de...
Cazuza 1989: Burguesia - Parte 2



“Mulher sem Razão” (Dé, Bebel Gilberto, Cazuza)
“Mulher sem Razão” foi feita, por volta de 1985, para Gal Costa, que nunca gravou. A música acabou sendo registrada num disco de Bebel Gilberto, nunca lançado no Brasil. E ficou mais conhecida na versão de Cazuza.

“Cazuza botou a letra em cima da melodia, barbaramente. Eu fiz a primeira parte da melodia. Bebel fez o refrão. Eu já estava separado da Bebel. Um dia, eu fui até a casa dela e mostrei a música, com o refrão como eu tinha feito. Ela falou: ‘O refrão está feio’. Respondi: ‘Então, faz outro’. Eu toquei a música e ela cantou a melodia do refrão, que ficou melhor mesmo. Aí eu fiz uma demo e mostrei ao Cazuza. Daqui a pouco, ele voltou. Disse que a música era formidável e ia fazer a letra. Ele fez a letra em cima da melodia, sem tirar nem pôr. Foi formidável”. (Dé)


“A ‘Mulher sem Razão’ do título sou eu mesma. Cazuza fez essa música literalmente para mim. Eu pedi para ele fazer. Era um toque de irmão mais velho, exagerado, é claro. Estava separada do Dé, sofrendo umas paixões. Eu me apaixonava e sofria. E Cazuza dizia: ‘Saia dessa vida de migalhas. Desses homens que te tratam como um vento que passou’. Eu retrucava e dizia que não era bem assim. Mas ele fez ‘Mulher sem Razão’ para mim”. (Bebel Gilberto)


“Quase um Segundo” (Herbert Vianna)


“Filho Único” (João Rebouças, Cazuza)


“Preconceito” (Fernando Lobo, Antônio Maria)


“Esse Cara” (Caetano Veloso)


Segue com...
Cazuza 1989: Burguesia - Parte 4


Comentários retirados do livro “Preciso Dizer que Te Amo – Todas as Letras do Poeta”

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design