domingo, 14 de abril de 2013

Cazuza: Burguesia - "Garota de Bauru"

O disco foi gravado em abril e maio de 1989. Produzido pelo próprio Cazuza, o disco “Burguesia” foi lançado dia 21 de agosto de 1989. “Burguesia” foi o último trabalho lançado por Cazuza em vida.

Cazuza - Disco Burguesia de 1989
Cazuza - Burguesia (1989)

“Burguesia” (Cazuza, Ezequiel Neves, George Israel)
“’Burguesia’ foi composta em um apartamento alugado no Canal do Leblon, onde o Cazuza morou certo tempo. Ele já estava bastante fragilizado pela doença. Quando ele estava gravando ‘Burguesia’, eu disse: ‘Essa coisa está muito chata. Você fala umas coisas que parece Titãs’. Faltava alguma coisa na letra. E de repente, eu tive essa tirada do ‘Enquanto houver burguesia / Não vai haver poesia’, na qual depois os críticos caíram de pau”. (Ezequiel Neves)


“O Cazuza já estava muito doente. Então, essas músicas eram encomendadas para ontem. Lembro-me que ele mandou a letra de ‘Burguesia’ em um fim de semana. E deixou um recado na secretária eletrônica que já ia gravar na segunda-feira. A letra era um verdadeiro tratado. E fiz melodia com uma métrica bem diferente. O Cazuza aprendeu a música em dez minutos e começou a tocá-la em seguida. Era urgência mesmo...” (George Israel)


“Nabucodonosor” (George Israel, Cazuza)



“Tudo é Amor” (Laura Finocchiaro, Cazuza)



“Garota de Bauru” (João Rebouças, Cazuza)
Na ocasião do lançamento do álbum ‘Burguesia’, um vereador de Bauru solicitou ao plenário da Câmara Municipal a abertura de um processo contra os autores.

“’Garota de Bauru’ foi composta no fim das gravações de ‘Burguesia’. À medida que o trabalho foi evoluindo e sendo concluído, eu fui ficando sozinho com Cazuza nos estúdios. E até os técnicos foram desaparecendo. Na verdade, ninguém aguentava mais a barra. Nessa fase, Cazuza distribuiu mais letras para que eu as musicasse. E ‘Garota de Bauru’ estava entre elas. A inspiração foram as histórias das turnês e as tietes. A ‘garota de Bauru’, na verdade, eram várias garotas”. (João Rebouças)


“Eu Agradeço” (Cazuza, George Israel, Nilo Romero)



Segue com...
Cazuza 1989: Burguesia - Parte 2


Comentários retirados do livro “Preciso Dizer que Te Amo – Todas as Letras do Poeta”

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design