segunda-feira, 29 de abril de 2013

Casa de Cultura e City Tour em Cachoeira do Sul

Após três tentativas frustradas de conseguir um mapa de Cachoeira do Sul, cheguei ao Museu Municipal. Lá encontrei a Márcia que me acompanhou em uma visita pela cidade. Passamos pelos pontos de maior relevância histórica. Dentre eles as igrejas, a prefeitura, o antigo hospital e a ponte.

Casa da Aldeia, em Cachoeira do Sul
Casa da Aldeia, em Cachoeira do Sul

Continuação de...
Catedral, Prefeitura e Chateau d´ Eau, Cachoeira do Sul


Prefeitura e Casa de Cultura de Cachoeira do Sul

Ao concluir o giro pela Praça Baltazar de Bem, passei na Prefeitura Municipal. Procurava por um mapa da cidade. Dali, eu fui encaminhado ao antigo fórum. E deste para a Casa de Cultura. A propósito: esta casa pertenceu a Baltazar de Bem, ex-prefeito da cidade.

No prédio da Casa de Cultura, funciona a Biblioteca Municipal e o Atelier Livre Municipal. A Secretaria de Cultura também ocupa o prédio. No local, há aulas de música e exposições. Da Casa de Cultura, fui encaminhado para o Museu Municipal que ocupa o mesmo espaço que o Zoológico.

Frase de Leonardo da Vinci no Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul
Frase de Leonardo da Vinci no
Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul
 
  
Procurei pela Márcia, com quem o pessoal da Casa de Cultura havia feito um contato. Com formação em Letras, é funcionária do município há 32 anos. Há 29, trabalha no museu. Também acompanha as escolas por um passeio pela cidade de Cachoeira do Sul. E foi este o roteiro que fizemos...



Parque da Fenarroz, Casa Mal-Assombrada e Bairro Rio Branco

Deixamos o museu, passamos em frente à Casa de Cultura. E seguimos até a Catedral, o Antigo Prédio da Prefeitura e o Chateau d´Eau. Dali seguimos ao Parque da Fenarroz. E depois, a uma área mais afastada do centro, onde o Jockey - hoje desativado - funcionava.

Mais adiante, passamos pela "Casa Mal-Assombrada". E voltamos, por uma estrada de terra. A estrada de terra ganhou as páginas dos jornais, há uns 2 anos. Ali foi encontrado o corpo de uma mulher enterrada viva. Seu algoz morreu há poucos dias em Caxias do Sul, vítima de acidente de trânsito.

Cascavel no Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul
Cascavel no Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul

Seguimos para a parte alta da cidade, onde fica o bairro da classe alta. Então passamos pelo bairro Rio Branco. Neste local, viviam os alemães no início do século passado. Além das belas casas, ali fica a Igreja Evangélica. Passamos pelo Clube Rio Branco e seguimos para o rio...


Ponte do Fandango e Aldeia


Paramos sob a Ponte do Fandango, na entrada da cidade. Ali, há um canal e eclusas. Quando o nível do Rio Jacuí está bem baixo, neste local formam-se pequenas cachoeiras. Isto deu nome ao município. Em certas épocas, com um nível ainda mais baixo, formam-se bancos de areia.

Fachada do Hospital de Caridade, Cachoeira do Sul
Fachada do Hospital de
Caridade, Cachoeira do Sul

Deixamos a Ponte do Fandango e partimos para a Aldeia, região onde iniciou o povoamento de Cachoeira. Ali ficam a Casa da Aldeia, o Hospital Caridade, a Caixa d´ Água e os Silos. Concluímos o passeio passando pelos prédios do Banco do Estado e do Unibanco...

Segue com...
Museu e Zoológico de Cachoeira do Sul

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design