quarta-feira, 13 de março de 2013

Casa do Morro, Cruzeiro do Sul

A Casa do Morro, construída entre 1873 e 1878, foi concebida pelo tenente-coronel Primórdio Centeno de Azambuja. E tem sua importância registrada no brasão que representa a cidade de Cruzeiro do Sul.

A Casa do Morro, em Cruzeiro do Sul
A Casa do Morro, em Cruzeiro do Sul

A história da construção da casa remete há mais de 140 anos. Em 1872, o tenente-coronel Azambuja decidiu construir a casa no alto do morro. A razão disso foi a inundação da antiga casa, às margens do Rio Taquari.

As obras consumiram oito anos da vida do tenente-coronel Azambuja. A construção ostenta o estilo arquitetônico colonial típico da época do Império. Na fachada, há janelas em arco. Sobre a fileira de colunas, estatuetas.

Rio Taquari Visto da Casa do Morro, em Cruzeiro do Sul
Rio Taquari Visto da Casa do Morro

Mesmo fechada para visitações internas, a Casa do Morro mantém um restaurante anexo ao seu prédio. Dali, você terá uma bela vista panorâmica de Cruzeiro do Sul, de Lajeado e de Estrela.

Há relatos de aparições na Casa do Morro. E suspeita-se que parte da destruição pela qual passou a casa na década de 1960 tenha ocorrido por conta da lenda de um suposto tesouro escondido.

Veja também...
Cruzeiro do Sul: Casa do Morro e Toca dos Corvos

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design