quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Palacete Pedro Osório, Bagé

Foi construído, em estilo neoclássico, no início do século XX, pelo médico Pedro Osório. É guarnecido por mármore, granitina, vitrais, bronze e ferro fundido. Junto ao Palacete Pedro Osório, havia um pequeno bosque. Este foi convertido, posteriormente, em parque.

Vista Lateral do Palacete Pedro Osório, em Bagé.
Vista Lateral do Palacete Pedro Osório

Em 14 de novembro de 1923, acolheu o Ministro da Guerra, Setembrino de Carvalho. Esta foi uma das últimas reuniões que antecederam a assinatura do Tratado de Paz entre Federalistas e Republicanos. O tratado foi assinado, em Pedras Altas, ainda em 1923.

O prédio tornou-se referência para a educação e a cultura de Bagé. O local foi usado como Escola de Ensino Ginasial. Posteriormente, passou a ser usado como Escola de Ensino Médio. Hoje é sede da Secretaria Municipal de Cultura e recebe atividades culturais e educacionais.

Atual Fachada do Palacete Pedro Osório, em Bagé.
Atual Fachada do Palacete Pedro Osório

Em 2000, o prédio foi tomado. Em 2006, declarado patrimônio do Estado. O local foi recuperado, com recursos do BNDES. O poder público já possui um projeto aprovado para a revitalização do antigo bosque. Este deve ser, logo, aberto para a visitação pública.

Localização: Avenida Tupy Silveira, quase esquina da Félix da Cunha. 

Veja também...
Palacete Pedro Osório e Igreja Matriz, em Bagé

1 comentários:

Rozane Storgatto disse...

Muito lindo! Encantador! Mais encantador se ouvir a história do palacete contada pela funcionária conhecida como Carioca que demostra uma paixão única pela história daquele lugar. Nos dá a beleza de conhecer cada canto daquele lugar. Passeio incrível.

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design