domingo, 4 de novembro de 2012

Templo de las Tres Ventanas, Machu Picchu

Dali, você terá uma das vistas mais extraordinárias do sítio arqueológico de Machu Picchu. Daí o seu nome: ventana é janela em espanhol. Assim, este local, também, tem sido chamado de Templo das Três Janelas.

Templo de las Tres Ventanas, Machu Picchu
Templo de las Tres Ventanas, Machu Picchu

O Templo de las Tres Ventanas fica no lado oriental da Praça Sagrada. Ele é uma construção imponente, devido ao uso de grandes blocos de pedra. Tais blocos foram cuidadosamente polidos e encaixados uns nos outros.

O Templo das Três Janelas possui formato retangular, com só três paredes. O lado voltado para a Praça Sagrada é livre. E no centro dela, você verá uma série de blocos. Um deles parece ter servido de coluna.

Interior do Templo de las Tres Ventanas, Machu Picchu
Interior do Templo de las Tres Ventanas

E do lado oposto à praça, ficam três janelas trapezoides que dão nome ao templo. Os muros laterais têm uma pequena janela na parte superior. E cilindros líticos em forma de prego, para supostamente sustentar o teto.

Do Templo de las Tres Ventanas, você verá a Praça Sagrada, com as altas montanhas ao fundo. Na ocasião do solstício de inverno, os primeiros raios de sol entravam por essas janelas, iluminando o recinto.

Templo de las Tres Ventanas, em Machu Picchu, Visto de Baixo
Templo de las Tres Ventanas
Visto de Baixo

As três janelas do templo remetem também ao mito de origem dos incas de Pacaritambo. Este relato dizia que a linhagem governante da Cusco imperial teve um começo sobrenatural com o aparição de três irmãos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design