domingo, 18 de novembro de 2012

Bartolomeu de Gusmão, O Padre Voador

O padre jesuíta e inventor brasileiro Bartolomeu Lourenço de Gusmão nasceu em 1685, em Santos, São Paulo. E faleceu em Toledo, na Espanha, em 18/11/1724, aos 39 anos.

Bartolomeu de Gusmão e A Corte
Bartolomeu de Gusmão e A Corte

Bartolomeu era irmão do padre jesuíta e escritor português Alexandre de Gusmão. Bartolomeu foi estudar, aos 15 anos, em Coimbra. Licenciou-se em cânones, ordenou-se sacerdote.

Distinguiu-se como pregador, vindo a ser nomeado, por Dom João V, capelão da Casa Real. O jovem sacerdote dedicou-se, também, à matemática e à física. 

Bartolomeu de Gusmão concebeu um aeróstato. Chamou-o de instrumento de voar. Esse projeto de engenharia despertou o interesse do rei de Portugal. 

O Padre Jesuíta Bartolomeu de Gusmão
O Padre Jesuíta
Bartolomeu de Gusmão

Sua primeira tentativa de vôo, malograda, ocorreu no pátio da Casa da Índia, em Lisboa. Ocorreu em presença da corte, no dia 5 de agosto de 1709.

Realizou mais duas tentativas. E em uma delas, conseguiu com que o balão se elevasse a 4 metros de altura. Em razão disso, desfrutou de grande popularidade. 

O povo chamava Bartolomeu de Gusmão de o “Padre Voador”. Você pode ler mais sobre o padre e inventor Bartolomeu de Gusmão, no Wikipédia.

Veja também...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design