sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Machu Picchu: Caminhada da Rocha Sagrada até a Tumba Real [Peru]

O Intihuatana é um dos locais mais procurados em Machu Picchu. O Templo do Sol, a Cabana do Guardião e a Rocha Sagrada são os outros. Deixamos o Intihuatana e seguimos para a Rocha Sagrada. Dali, partiríamos na direção do Templo do Sol, quando deixamos a cidadela de Machu Picchu...

Tumba Real, sob o Templo do Sol de Machu Picchu
Tumba Real, sob o Templo do Sol

Continuação de...
Circulando pelo Setor Urbano de Machu Picchu


A Rocha Sagrada
Quando deixamos o Intihuatana, eram 12h30. Ou seja, ainda era bem cedo. Mas para quem havia tomado o café da manhã antes das 6h a fome já era considerável. Assim, combinamos de fazer o lanche junto à Rocha Sagrada. Mais precisamente, à sombra da huayrana, à esquerda da Rocha Sagrada.

O Intihuatana, A Pedra que Prende o Sol, em Machu Picchu
O Intihuatana, A Pedra que Prende o Sol

A Rocha Sagrada supostamente era usada como um altar de sacrifícios. Sua forma chama a atenção! Aparentemente, procura representar as montanhas localizadas atrás da mesma. É isto, pelo menos, o que sugere boa parte dos arqueólogos e historiadores que estudam Machu Picchu.

Rocha Sagrada: Suposto Altar de Sacrifícios de Machu Picchu
Rocha Sagrada: Suposto Altar de Sacrifícios

No entanto, como o filósofo e matemático René Descartes registrou certa vez: “Não há praticamente nada que tenha sido afirmado por um sábio e não tenha sido contradito por outro”.

Exterior do Palácio dos Morteiros, Machu Picchu
Exterior do Palácio dos Morteiros


Palácio dos Morteiros e Tumba Real
Deixamos a Rocha Sagrada e seguimos em direção ao Templo do Sol. Eram pouco mais de 13h20. E, no caminho, passamos pelo Palácio dos Morteiros. Assim como a maioria das construções de Machu Picchu esta é envolta em grande controvérsia. Todas as teorias têm fraca sustentação...

Palácio dos Morteiros, em Machu Picchu
Palácio dos Morteiros, em Machu Picchu

Dali seguimos para a Tumba Real. Localizada abaixo do Templo do Sol, esta gruta natural parece ter servido de mausoléu a uma importante autoridade. Ao menos, foi esta a descrição feita por Hiram Bingham, ao se deparar com este local, há cerca de cem anos.

O Templo do Sol e Os Terraços Agrícolas de Machu Picchu
O Templo do Sol e Os Terraços Agrícolas

Na Tumba Real, o Rualdo, geólogo que acompanhou nosso grupo durante a expedição ao Peru, chamou nossa atenção para alguns detalhes. Um deles é o fato de o Templo do Sol ter sido construído em uma falha geológica. E o outro é a representação da pachamama, na Tumba Real.

Tumba Real, de Machu Picchu: Escada Representa a Pachamama
Tumba Real: Escada Representa a Pachamama

Segue com...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design