terça-feira, 9 de outubro de 2012

O Lanche no Topo do Apu Machu Picchu e As Cores da Bandeira de Cusco [Peru]

Como subi filmando os últimos metros da subida à montanha Machu Picchu, cheguei um pouco antes do resto do grupo. Tirei fotos lá de cima e em poucos minutos, chegou os outros quatro colegas. Fizemos o lanche e descansamos um pouco. E, é claro, curtimos a paisagem.

Terraços Agrícolas e Montanha Machu Picchu
Continuação de...
Colorados no Topo de Machu Picchu

O Apu Machu Picchu

Esta montanha é chamada Machu Picchu ou Apu Machu Picchu. E chamar o local de montanha Apu Machu Picchu é, na verdade, uma redundância. Afinal, Machu Picchu, em quéchua, é “montanha velha”. E “Apu”, “montanha”. Para se diferenciar a montanha da cidade de Machu Picchu, consagrou-se o erro.

Pois bem, esta é a montanha mais alta das três mais próximas que cercam a cidade ou sítio arqueológico de Machu Picchu. O Putucusi, montanha em forma de dedo, em torno da qual corre o Rio Urubamba é a mais baixa. Já Huayna Picchu, a que é vista nos postais, tem um tamanho intermediário.

Huayna Picchu, à Direita: A Montanha Vista nos Postais de Machu Picchu
Huayna Picchu, à Direita: A Montanha
Vista nos Postais de Machu Picchu

Subida do Apu Machu Picchu

A subida ao topo da montanha Machu Picchu oferece, ao menos, três pontos de interesse. O primeiro é o trekking em si. O segundo é possibilidade que você terá de tirar aquela foto clássica de Machu Picchu de vários ângulos. E há ainda a controvertida bandeira de Cusco no topo da montanha...

Sobre o trekking até o topo da montanha já falei na outra postagem. Tanto na subida quanto na descida, tiramos diversas fotos. O problema é que a maior parte delas fica contra o sol. Assim, o melhor é encarar o trekking às 7h, horário em que a montanha é “aberta”...

Algumas Curiosidades

Quanto à bandeira de Cusco, ela fatalmente remete à do movimento gay. A de Cusco foi criada décadas antes. Porém a referência é a mesma, ou seja, o arco-íris. Assim, as piadas e os gracejos são inevitáveis. Ainda mais que o grupo é composto somente por homens...

Construções de Machu Picchu e Huayna Picchu

Após tirarmos as fotos da paisagem e da bandeira, fizemos um lanche numa casinha de madeira lá no topo. O vento lá em cima é pouco forte. Assim, é interessante levar um casaco leve. Pode ser necessário. Além disso, sempre é bom levar uma água para beber no trekking. Algumas curiosidades:

# Como o vento no topo é forte, na foto em que o Rualdo tirou do restante do grupo, todos seguraram a bandeira. Ouvimos um som de pano rasgando e, olhando a bandeira, percebemos que a listra vermelha havia rasgado...

# Um peruano de Cusco ou Lima, não lembro bem, tirou uma foto do nosso grupo junto à bandeira. Ele pediu para o Rualdo tirar uma foto dele saltando da montanha. Tomamos um susto! Na verdade, há um pequeno terraço no lado esquerdo da bandeira...

# No topo do Apu Machu Picchu, encontramos quatro belas espanholas. Em Cusco, no dia seguinte, acabamos vendo-as de novo...