quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Caminhada pelo Setor Urbano de Machu Picchu e A Pedra que Amarra o Sol...

O primeiro impacto, ao entrarmos em Machu Picchu, foi com os seus pontos culminantes. Ou melhor, com as montanhas que cercam a cidade... E após subirmos até a Cabana do Guardião, no ponto mais alto do setor agrícola, iniciamos a caminhada pelo setor urbano.

O Setor Urbano de Machu Picchu - Peru
O Setor Urbano de Machu Picchu

Continuação de...
Pontos Culminantes de Machu Picchu

Praticamente todas as construções de Machu Picchu ficam no setor urbano. No agrícola, é praticamente dominado pelos terraços agrícolas. Além da já citada Cabana do Guardião e da Rocha Funerária. Dali, partimos em direção ao Grupo do Rei ou Setor Real.


No Grupo do Rei, destaca-se o Palácio Real. Ficamos pouco minutos por ali e seguimos até a pirâmide do Intihuatana. No caminho, deparamo-nos com a Praça Principal, uma grande área gramada que divide o setor urbano em ocidental e oriental.


Pouco antes de chegar ao Intihuatana, você verá uma pedra chamada de “A Maquete de Machu Picchu”. Como o nome sugere, a pedra parece procurar reproduzir o relevo da região. Caminhando mais uns poucos metros, você irá se deparar com o Intihuatana.

A Chamada "Maquete de Machu Picchu" - Peru
A Chamada "Maquete de Machu Picchu"

Intihuatana significa “a pedra que amarra o sol”. Para alguns, um relógio solar. Para outros, reproduzia a montanha atrás dele. A teoria mais aceita é de que os incas acreditavam que ele “segurasse o sol”. “Segurando” o sol por mais tempo, a agricultura seria beneficiada...


Como tudo o que diz respeito aos incas, o Intihuatana é cercado de grande polêmica! Imagino Pachacútec, o maior Inca, visitando hoje as ruínas de seu antigo império. Certamente, ele ficaria assustado com as interpretações que fazem sobre a cultura e as construções incas...

Intihuatana: "Pedra que Amarra o Sol" - Peru
Intihuatana: "Pedra que Amarra o Sol"

Os incas, assim como a maioria dos povos da antiguidade, eram politeístas. As maiores diferenças são o não uso da escrita e de um sistema numérico, além do desconhecimento da roda. Isso dificulta muito o entendimento de sua cultura, de seus rituais e de suas construções... 


Iniciei dizendo que a maioria dos povos era politeísta. Para concluir o meu raciocínio e a postagem, registro que o politeísmo indígena era bem menos complexo que o greco-romano. Os incas adoravam a água, o sol e a terra. Ou seja, os três componentes de seu meio de sobrevivência: a agricultura.

A "Maquete" de Machu Picchu - Peru
A "Maquete" de Machu Picchu
Segue com...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design