quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Abba: O Álbum Arival (1976) e "Dancing Queen", O Maior Sucesso do Grupo Sueco

Em 1976, o grupo sueco Abba já havia escapado do estigma mortal que afetava a credibilidade musical de todos vencedores do Eurovision Song Contest. A série de sucessos mostrava que o Abba tinha condições de expandir a conquista da Europa. E entrar no mercado americano...

Álbum "Arrival", Lançado em 1976, pelo Abba
Álbum "Arrival", Lançado em 1976, pelo Abba

"Arrival" foi lançado dia 11 de outubro de 1976. Foi o quarto álbum do Abba a ser lançado na Inglaterra. Foi também o segundo de uma série de 8 álbuns consecutivos do grupo a chegar ao primeiro lugar das paradas britânicas. O maior responsável por isso foi a música "Dancing Queen"!


Dancing Queen, O Maior Sucesso do Abba!

"Dancing Queen" é um dos maiores sucessos musicais da década de 70. Este clássico da disco music foi gravado em 1975 e lançado em 1976. A música é de Benny Andersson, Björn Ulvaeus e Stig Anderson.  Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad dividiram os vocais.


"Dancing Queen" foi lançada no baile da véspera do casamento do rei da Suécia, Carl Gustaf, com Silvia Sommerlath. E Abba foi o único grupo pop convidado para o evento. No entanto, ideia de que a música tenha sido composta em homenagem à rainha da Suécia foi desmentida.

"Dancing Queen" é considerada a música mais conhecida do grupo sueco. E chegou ao primeiro lugar nas paradas em 18 países. Foi a primeira música do Abba a atingir o primeiro lugar na Billboard. E foi o quarto single que o grupo emplacou em primeiro lugar na Inglaterra.  


Uma característica pouco comum vista na música "Dancing Queen" é que ela começa diretamente pelo refrão. Como curiosidade, registra-se o fato de que a música supostamente composta para a rainha da Suécia, trinta anos depois tenha-se tornado um hino gay...


Outros Sucessos do Álbum Arrival, do Abba

O álbum "Arrival" incluía um segundo single que ficou em primeiro lugar nas paradas britânicas. "Knowing Me, Knowing You" apresentava um tom de melancolia reflexiva. Este estilo de música se tornaria uma constante nos álbuns seguintes do Abba.

"Money, Money, Money" o terceiro single do álbum "Arrival" ficou entre os Top 3. Alguns críticos achavam que "When I Kissed the Teacher" e, em particular, "Dum Dum Diddle" revelavam um pouco de mais o passado do Abba no concurso da Eurovision.


Mas "That's Me", "Why Did It Have to Be Me" e o instrumental "Arrival" eram muito respeitáveis para ganhadores do Eurovision. "Why Did It Have to Be Me" foi regravada posteriormente, com outra letra, como "Happy Hawaii". Já em "Arrival" há clara influência celta.

A música "Fernando" foi lançada como single em março de 1976. E foi o single mais vendido da história do Abba. Na Austrália e na Nova Zelândia, a música fez parte do álbum "Arrival". A música "Fernando" é cantada apenas por Anni-Frid Lyngstad.


Para saber mais sobre o álbum Arrival.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design