domingo, 23 de setembro de 2012

Trilha pelas Ruínas Arqueológicas de Pisac, no Vale Sagrado Inca

Ao chegar a Pisac, deparamos-nos com um mirante. Além da bela vista do Vale do Urubamba, dali podíamos contemplar os terraços agrícolas do sítio arqueológico. Fomos ao ponto mais alto de Pisac, onde encontramos outros atrativos...

Os Terraços Agrícolas de Pisac
Close dos Terraços Agrícolas de Pisac

Construção de Adobe com Telhado de Palha

Chamaram a atenção as construções de adobe com telhado de palha. E principalmente os cemitérios profanados de Pisac! Estes são identificados pelos buracos vistos nos morros. Os profanadores buscavam riqueza fácil na forma de metais preciosos enterrados junto com os mortos...

Cemitérios Profanados de Pisac

Vale Sagrado Visto de Pisac

Por volta das 11h30, o grupo se dividiu. Uma parte seguiu pela trilha até Pisac. Outra parte seguiu para lá de carro. Acompanhei os que fizeram a trilha. E a principal vista, no primeiro trecho, são os terraços. Já o Vale do Urubamba é o “pano de fundo” ao longo de toda a trilha...

Ruínas Vistas na Trilha de Pisac

Logo no início da trilha, você passará também por um pequeno túnel. O Q’alla Q’asa. Tal qual Machu Picchu, Pisac possui um Templo do Sol, com o seu Intihuatana, a pedra que “prende o sol”. Este templo é uma das últimas construções. Depois, é quase só trilha no descampado...

Templo do Sol e Intihuatana de Pisac

Ao longo da trilha, um peruano tentou nos vender uma hematita. A pedra preta, de ferro, era usada pelos romanos para escrever. Esta o João, nosso colega filósofo, iria gostar! Continuamos a descida. Por volta das 13h30, chegamos à feira de Pisac. E seguimos direto para Urubamba, onde almoçamos...