sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tipón, Cusco

Este sítio fica 25 km ao sul de Cusco. E localiza-se numa das vertentes que se alimentam da margem esquerda do sistema Huantanay-Vilcanota. O lado de topografia mais suave foi usado para construir os belos terraços. A estes, está perfeitamente integrado um sistema de canais.

Fonte Cerimonial de Típon, Cusco
Fonte Cerimonial de Típon, Cusco

O sistema de canais, terraços e escadas de pedra era usado em pesquisas agrícolas e culto. A água ali era canalizada através de estruturas de pedra e cascatas, o que mostra o domínio inca da hidráulica. Para muitos, Tipón é o exemplo supremo da engenharia hidráulica inca.

Terraços Agrícolas de Típon, Cusco
Terraços Agrícolas de Típon, Cusco

No sistema de canais, destacam-se os ramais principais. Estes correm junto a ambas as margens da área compreendida pelos terraços. Nos terraços de Tipón, é comum o uso de pedras salientes encaixadas aos muros. As pedras eram usadas como uma espécie de escada.

Canais de Água em Típon, Cusco
Canais de Água em Típon, Cusco

A fonte cerimonial de Tipón caracteriza-se por suas quatro quedas d’água. O número poderia aludir aos quatro irmãos Ayar, fundadores do império. Tais quedas d’água e fontes compõem uma paisagem cultura. E esta expressa a sábia simplicidade da arquitetura e da engenharia inca.

Está aberto todos os dias, das 7h às 18h.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design