quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pikillacta e Rumicolca, Cusco

Pikillacta fica localizada 25 km ao sul de Cusco. A cidade foi um dos centros administrativos wari. Ali, centralizavam-se as atividades políticas, religiosas e econômicas. Atividades que vinculavam os wari a seus aliados provinciais. O sítio está aberto todos os dias, das 7h às 18h.

Pikkilacta, a "Cidade das Pulgas", em Cusco
Pikkilacta, a "Cidade das Pulgas", em Cusco

Pikillacta ou “Cidade das Pulgas” consiste num impressionante complexo arquitetônico, construído no auge da cultura wari. Esta desenvolveu-se 500 anos antes dos incas. E destacou-se por sua arquitetura com traços ortogonais e características multicomponentes.

Pikillacta destaca a planificação urbana wari. A cidade apresenta desenho ortogonal, dividido por ruas e quadrantes. O traçado geométrico era quase perfeito. Há dezenas de edifícios de barro e pedra de dois andares. Como as paredes eram caiadas de gesso, a cidade era toda branca.

Os wari setorizaram os ambientes - aposentos residenciais, depósitos, altares - magistralmente. Por vezes, eram interligados por um complexo sistema de pátios, praças e corredores. Mais tarde, os incas instalaram dois imponentes portões – chamados Rumicolca – ali perto. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design