segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ollantaytambo, Vale Sagrado Inca [Peru]

Ollantaytambo fica a 97 km de Cusco. É uma autêntica cidade inca. E o seu sítio arqueológico é o mais importante desta parte do Vale Sagrado. Esta cidade pode ser dividida em um setor religioso e outro urbano.

Montanha em Frente aos Terraços de Ollantaytambo
Montanha em Frente aos Terraços
de Ollantaytambo

Em Ollantaytambo a resistência inca, liderada por Manco Inca, derrotou as forças espanholas. Esta foi a maior vitória inca sobre os espanhóis, que acabaram a reconquistando a cidade em 1537.

Terraços Agrícolas de Ollantaytambo
Terraços Agrícolas de Ollantaytambo

A vitória ínca e a impressionante construção dos muros deram ao local a fama de fortaleza. Mas uma melhor análise da arquitetura e dos objetos encontrados caracteriza o local como um centro de culto religioso.

No setor religioso, destacam-se terraços, ao longo do morro que domina esta parte do vale. Observe o Salão Real e as Termas da Princesa. O acesso ao setor cerimonial é feito por uma porta trapezoidal.

Monólitos do Templo do Sol, em  Ollantaytambo, no Vale Sagrado
Monólitos do Templo do Sol, em
Ollantaytambo, no Vale Sagrado

O Templo do Sol é composto por seis monólitos. Cada um deles pesa cerca de cem toneladas. Não deixe de conferir a Intihuatana, pedra usada para se traçar a trajetória do sol.

O acesso à parte alta do sítio é feito por uma escada, em meio aos terraços. De acordo com os historiadores, nos terraços, eram cultivadas flores das mais diversas cores.

Roupas Típicas de Ollantaytambo
Roupas Típicas de Ollantaytambo

O setor urbano de Ollantaytambo foi fundado, assim como Cusco, sobre uma importante vila inca. A formidável e bem conservada arquitetura, fazem deste sítio um dos locais mais visitados do Vale Sagrado.

O povoado fica junto a um afluente da margem direita do Urubamba. Destacam-se ali o desenho octogonal de suas ruas e o calçamento de pedra. Não deixe de conferir esse engenhoso desenho das ruas.

Sítio Arqueológico de Ollantaytambo
Sítio Arqueológico de Ollantaytambo

Ollantaytambo manteve os nomes originais das ruas, o traçado urbano, o sistema de irrigação e as casas. A água escorre das casas e segue por um sistema de canais.

Ollantaytambo foi erguida por Pachacútec, o 9º Inca. O nome é referência ao general Ollanta, que se apaixonou, pela filha do Inca. Forçado a fugir da cidade, ele uniu-se à amada só após a morte de Pachacútec.

Terraços Incas de Ollantaytambo
Ollantaytambo: Terraços Incas

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design