sábado, 1 de setembro de 2012

Museo Machupicchu Casa Concha, Cusco

O que é?
Museu de Cusco que expõe parte das peças levadas de Machu Picchu pelo explorador norte-americano Hiram Bingham.

Onde fica?
Calle Santa Catalina Ancha, 320, Cusco, Peru.
Diariamente, das 9h às 17h.

Museo Machupicchu Casa Concha, Cusco
Museo Casa Concha, Cusco

Por que conhecer?
Intelectuais e instituições culturais peruanas solicitaram ao governo ações para repatriar o material escavado por Hiram Bingham, entre 1912 e 1915, em Machu Picchu. 

Em 23/11/10, foi assinado o Memorando de Entendimento entre a República do Peru e a Universidade de Yale (EUA), “para habilitar um museu e centro de investigações na cidade de Cusco”.

Em 11/02/11, foi instituído o Centro Internacional para o Estudo de Machu Picchu e da Cultura Inca. Posteriormente, em 06/10/11, foi inaugurado o Museo Machupicchu Casa Concha. Este ocupa o pátio principal, o primeiro e o segundo níveis da Casa Concha.

Este museu está localizado onde ficava o Puka Marka, palácio de Túpaq Inka Yupanki, filho de Pachacutec. O Inca Pachacutec foi o grande transformador do império e o edificador de Machu Picchu.

Em 1533, Francisco Pizarro deu Puka Marka a Pedro del Barco. E em 1718, ali foi construído o casarão de Don José de Santiago Concha y Salvatierra, uma das mais influentes personalidades da colônia. E Don José foi nomeado Primeiro Marquês da Casa Concha.

O casarão apresenta 70 ambientes, distribuídos nos dois níveis e nos quatro pátios. A Casa Concha teve o seu esplendor no século XVIII, com arcadas, muradas e telhado em madeira trabalhada ao estilo barroco cusquenho. E em 1814, seu proprietário, Martín Concha, era governador de Cusco.

Em 2001, o local foi entregue a Universidad Nacional de San Antonio Abad de Cusco, iniciando-se, em 2003, sua restauração. A partir de 2010, a casa passou a abrigar peças originais escavadas por Hiram Bingham, sendo o museu inaugurado em 2011.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design