quarta-feira, 19 de setembro de 2012

De Cusco ao Vale Sagrado

Na manhã do dia 20/6/12, deixamos Cusco rumo a Ollantaytambo. Durante o dia, percorreríamos os caminhos do Vale Sagrado. Neste vale, você entra em contato com os sítios arqueológicos incas.

O Vale Sagrado Visto a Partir do Sítio de Pisac
O Vale Visto a Partir do Sítio de Pisac

Na véspera, conhecemos os sítios mais próximos de Cusco, a antiga capital do Império Inca. Já no dia 20/06, nós mergulharíamos mais a fundo no que restara da maior civilização pré-colombiana da América do Sul...

Inevitavelmente, você passará pelos sítios arqueológicos próximos a Cusco, no caminho para o Vale Sagrado. Assim, nós passamos por Sacsayhuaman, Qenko, Pukapukara e Tambomachay...

O Sítio Arqueológico de Tambomachay, Peru
O Sítio Arqueológico de Tambomachay

Creio ser interessante destacar que quase 100% do cultivo neste vale é de milho. E este milho é produzido, principalmente para exportação. Apesar de haver, também, quinua nesta região.

O povo local é muito hospitaleiro e receptivo. No Vale Sagrado, impera um princípio chamado “Ayni”, algo como reciprocidade. Ou seja: “Hoje, você me ajuda. Amanhã, ajudo você!”. Nunca negam água ou comida para ninguém.

O Rualdo, geólogo que nos acompanhou na viagem, comentou que, quando fazia suas pesquisas ali, muitas vezes almoçou na casa de famílias locais. E sempre foi bem recebido.

Ruínas Incas do Sítio Arqueológico de Pisac
Ruínas Incas do Sítio Arqueológico de Pisac

A maioria das construções do Vale Sagrado é de adobe, ou seja, de tijolos de barro com palha. E 6.350 metros é a altura da montanha nevada ao sul da cidade de Cusco!

Seguimos nossa viagem pelo Vale do Rio Urubamba. E logo paramos numa pequena feira. A feira de C’orao seria uma prévia da de Pisac. Acabou que não conseguimos conhecer direito a de Pisac...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design