sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Capela de Andahuaylillas, em Cusco [Peru]

Capela do século XVII, conhecida como “Capela Sistina da América do Sul”. Construída sobre fundações incas, quem visualiza sua simples fachada de tijolos nem imagina os tesouros internos...

Esta capela apresenta um amplo átrio, com três cruzes de pedra em frente a uma praça. A nave possui planta quadrada. E, assim como a maioria das igrejas indígenas, tem só um campanário.

Capela de Andahuaylillas, em Cusco
Capela de Andahuaylillas, em Cusco

A capela é conhecida pela original expressão barroca das suas pinturas. As abundantes imagens de santos e de passagens bíblicas são decoradas com cores vivas. Muitas, folheadas a ouro.

Nenhum espaço aparece livre de decoração. Espelhos, colocados em pontos estratégicos, refletem as velas acesas. O teto da capela, assim como o altar de cedro, é folheado a ouro.

Órgão da Capela de Andahuaylillas
Órgão da Capela de Andahuaylillas

Na capela de Andahuaylillas, observa-se o poder da imagem como forma de catequização. As cores vivas e o ouro deviam causar especial assombro nos índios, recém convertidos ao catolicismo.

A capela fica localizada a 45 km de Cusco. Está aberta, de 2ª a sábado, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h. E aos domingos, das 8h30 às 10h e das 15h até as 17h.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design