terça-feira, 14 de agosto de 2012

Chegada à Cidade de Cusco, Peru. E Almoço em Restaurante Típico.

A nossa estada em Lima foi abreviada em virtude do dia que passamos em Assuncion, Paraguai. Deixamos a capital peruana na manhã de 18/06. Um dia após nossa chegada. Partimos para Cusco, onde faríamos a aclimatação. Seguiríamos, dois dias depois, para Machu Picchu...

Picos Nevados da Cordilheira dos Andes

Cusco fica a cerca de 1.000 km de Lima. Isto dá mais ou menos 1h de voo. Voamos com a Peruvian Airlines. Essa companhia, como registrei em outra postagem, deixou muito a desejar. O avião era velho, sem ar-condicionado e o espaço para as pernas era reduzido. Por sorte, o voo foi curto...

Vista Aérea  na Chegada a Cusco
Vista Aérea  na Chegada a Cusco

Chegada a Cusco e Almoço no Don Tomás

Chegamos a Cusco por volta das 11h. Seguimos direto do aeroporto para o hotel. Enquanto aguardávamos os quartos, tomei pela primeira vez o chá de coca. É indicado para combater os sintomas da altitude. Não percebi muitos efeitos positivos. E com o passar do tempo, tornou-se enjoativo...

Estádio de Cusco, Visto do Avião

Deixamos as nossas bagagens e seguimos para o restaurante. No caso, o Mesón de Don Tomás. Como a orientação era uma dieta branda, comi uns grãos de milho e uma dieta de pollo. Ambos, excelentes. E para beber, uma limonada. Foi, realmente, uma refeição bem leve...

Foto "com Efeito", da Acllia

Duas coisas chamaram a minha atenção no restaurante. Uma foi a forma de preparo do milho. Frito, parecia um grão de pipoca que não estourou. Mas o tamanho é bem maior! Aliás, vale registrar a grande variedade de milhos e de batatas no Peru. Eram os dois principais produtos agrícolas dos incas...

Um dos Milhos do Mesón de Don Tomá, em Cusco
Um dos Milhos do Mesón de Don Tomás

Outra coisa que chamou a atenção no restaurante El Mesón de Don Tomás foi uma aclla. As acllas eram as “virgens do sol”, no Império Inca. As suas características mais marcadas eram a beleza física e o colorido das roupas. No caso da aclla, apenas as roupas chamavam a atenção...

Acllia Preparando os Pratos, no Restaurante El Mesón de Don Tomás, em Cusco
Acllia Preparando os Pratos, no Restaurante
El Mesón de Don Tomás, em Cusco

Museo Casa Concha e Monastério Santa Catalina

No caminho entre o hotel e o restaurante, fica o Museo Casa Concha. Este museu, inaugurado em 2011, talvez seja o mais novo de Cusco. Abriga uma parte das peças levadas, de Machu Picchu, pelo explorador norte-americano Hiram Bingham. É fruto de uma parceria com a Universidade de Yale...

Roupas Coloridas da Acllia, no Restaurante El Mesón de Don Tomás, em Cusco
Roupas Coloridas da Acllia

Também próximo ao restaurante El Mesón de Don Tomás fica o Monastério de Santa Catalina. Erguido sobre o templo inca Acllawasi, no local ficavam as monjas de clausura. Atualmente, funciona neste antigo monastério, um museu, que resgata o dia-a-dia da vida no claustro...

Acllia Pegando o Couvert, no Restaurante El Mesón de Don Tomás, em Cusco
Acllia Pegando o Couvert, no Don Tomás

A nossa orientação era de se fazer apenas atividades leves no primeiro dia. Contrariando isto, nós decidimos caminhar um pouco e explorar o centro de Cusco. Como a Catedral estava fechada, seguimos para o Museo Inka. E no caminho subimos uma lomba. Mais tarde, iria me arrepender dos esforços!