quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Plaza das Armas, Cusco

O que é?
Principal praça de Cusco, a Plaza das Armas transpira história, sendo um local de grande importância tanto no período incaico como no colonial.

Onde fica?
No centro de Cusco.

Plaza das Armas de Cusco, Vista de Sacsayhuaman
Plaza das Armas, Vista de Sacsayhuaman

Por que conhecer?
Durante a civilização incaica, tudo conduzia a Plaza das Armas. O local era o coração de Cusco, fundada no século XII por Manco Cápac. Hoje ela reflete tanto a invasão dos espanhóis como a destruição da civilização inca. A Plaza das Armas é, enfim, o principal espaço público de Cusco, a capital arqueológica da América do Sul.

Originalmente, a Plaza das Armas era dividida em duas, aproveitando a canalização do rio Saphy. A praça principal, hoje o centro de Cusco, era conhecida como Huacayapata, algo como “Praça dos Guerreiros”. Tal praça estava coberta com areia do mar, como homenagem à origem das águas e culto à fertilidade.

A praça menor, hoje  Plaza Del Regocijo, era conhecida como Cusipata. E este ordenamento espacial das praças corresponde à clássica subdivisão de Hanan (alto) e Hurin (baixo). Hanan e Hurin eram conceitos base das relações de reciprocidade e redistribuição que consagravam as atividades políticas e econômicas.

Área da Plaza das Armas  Voltada para a Catedral de Cusco
Área da Plaza das Armas 
Voltada para a Catedral de Cusco

Os incas usavam a Plaza das Armas principalmente para fins cerimoniais. Ali eram celebrados o início das colheitas e as vitórias nas guerras. Neste local, era realizado também o Inti Raymi. E ali Túpac Amaru II foi decaptado. Ao redor da praça, ficavam os palácios incas, onde se hospedavam os panakas, clãs familiares da nobreza.

Dica do Guasca
Atualmente, em torno da Plaza das Armas, ficam a Catedral e a Iglesia de la Compañía de Jesús. Além desses dois templos religiosos, também ficam em volta da praça lojas, bares, cafés, restaurantes e casas de câmbio.

Dedique um turno para explorar a região em torno da Plaza das Armas. Pois ali estão os dois principais cartões postais da área urbana de Cusco. E visitar a Catedral e a Iglesia de la Compañía de Jesús são programas imperdíveis!

Na galeria em frente a Plaza das Armas, no lado oposto ao da Catedral, há uma ótima casa de câmbio. Ali eles fornecem apenas notas de 10 e 20 solis. É provavelmente o local mais seguro para câmbio, em Cusco.

Plaza das Armas, no Centro de Cusco
Plaza das Armas, no Centro de Cusco

Contabilidade
Sem custos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design