quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Passagens pela Plaza das Armas, Cusco

A Plaza das Armas é um lugar que, mesmo querendo, você não terá como evitar! Afinal, as principais atrações de Cusco estão num raio de 500 metros dali. Algumas, como a Catedral e a Iglesia de la Compañía de Jesús ficam em torno da própria praça... Por esta razão, a Plaza das Armas foi um dos lugares pelos quais passamos em todos os dias que estivemos em Cusco.

A Plaza das Armas, em Cusco

Plaza das Armas no Primeiro e Segundo Dias em Cusco

Lembro-me bem do dia da chegada a Cusco, quando almoçamos ali perto, no Restaurante El Mesón de Don Tomás. Ao acabarmos o almoço, saímos ansiosos para explorar a histórica cidade. E a Plaza das Armas foi o primeiro local com o qual nos deparamos... Havia uma grande movimentação por ali. Eram os preparativos para o Inty Raimi, que ocorreria dias depois...

No segundo dia em Cusco, visitamos as ruínas incas próximas à cidade. E assim, passei apenas rapidamente pela Plaza das Armas. No dia seguinte, partimos para o Vale Sagrado, retornando a Cusco três dias depois. Aí sim, transitamos direto pela praça. E tiramos algumas fotos do local, a partir da torre da Iglesia de la Compañía de Jesus...

Inty Raimi e Despedida de Cusco

E então, veio o tão esperado Inti Raymi. A Festa do Sol, na verdade, inicia no Qorikancha, o antigo templo inca. O segundo ato é na Plaza das Armas. E o fim desenrola-se na antiga fortaleza de Sacsayháman. Mas o Inti Raymi original ocorria apenas na Plaza das Armas. Como a muvuca estava grande na praça, passei por ali só para fazer o câmbio. Curti a festa de longe!

A Plaza das Armas, em Cusco: Local Onde Ocorre o Inty Raimi
Plaza das Armas: Local Onde Ocorre o Inty Raimi

Quer dizer, não tão longe assim. Afinal, de onde estávamos ouvíamos muito bem a melancólica e interminável melodia das flautas andinas. Combinei de me encontrar com alguns colegas, a alguns metros da praça, após cambiar o dinheiro. Então, seguiríamos para um café onde aguardaríamos a nossa condução até Sacsayháman. Lá, assistiríamos ao último ato da festa...

No nosso último dia em Cusco, partimos cedo para o aeroporto. Mas ainda deu tempo de ir a Plaza das Armas e entrar na Catedral. Nos dias em que estivemos em Cusco, estava ocorrendo o velório de um bispo na Catedral. E o acesso era restrito. Assim, poucos minutos antes de deixarmos a cidade, conheci o interior do mais belo templo cusquenho...