sábado, 11 de agosto de 2012

Museo Nacional de Arqueología, Antropologia e Historia Del Perú, Lima

O que é?
Museo Nacional de Arqueología, Antropologia e Historia Del Perú reúne a maior coleção de cerâmicas e despojos humanos, no Peru.

Onde fica?
Plaza Bolivar, esquina da San Martín com Vivanco, Pueblo Libre.

Quinta de los Libertadores: Casa de Bolivar, em Lima, Peru
Quinta de los Libertadores: Casa de Bolivar

Por que conhecer?
Este é o museu mais antigo e representativo do Peru. E exibe de forma cronológica a evolução cultural do país. Há registros arqueológicos e históricos, desde a chegada dos primeiro homens ao Peru – na pré-história, até os dias atuais. É considerado o museu mais completo do Peru.

Reúne a maior coleção de cerâmicas e a mais importante coleção de despojos humanos, com múmias e fardos funerários, e uma série de retratos de vice-reis dos séculos XVIII e XIX. Muitas coleções foram ocultadas nos períodos de guerra, para evitar a depredação.

Possivelmente, os maiores destaques do museu são a Estela Raimondi, as múmias e a cerâmica de Nazca. Estela Raimondi é um enorme obelisco encontrado no centro cerimonial de Chavín de Huántar.

"A Santa Ceia", com Um Cuye (Porquinho- da-Índia) em Frente a Cristo, no Museo Nacional de Arqueología, Antropologia e Historia Del Perú
"A Santa Ceia", com Um Cuye (Porquinho-
da-Índia) em Frente a Cristo

Os paracas enterravam os mortos sentados e envoltos em camadas de tecido. As múmias são tidas como as mais bem preservadas do mundo, graças ao efeito secante e congelante do clima árido. 

Diferentemente dos moche, os nazca não usavam moldes para as suas peças. Estas possuem desenhos meticulosos, temas naturais estilizados e maior variedade de cores.

A Galeria de Líticos reúne 1.825 artefatos de pedra de todo o Peru. Alguns datados de 1.200 AC. Há facas, machados, martelos e pedras de amolar. Esculturas, contas e tigelas.

Além da coleção, a casa que abriga o Museo de Arqueologia também é uma atração. A Quinta de los Libertadores foi habitada por José de San Martín e por Simón Bolívar. Durante a Guerra do Pacífico, o local serviu como sede do governo peruano, quando Lima foi ocupada (1881-83).

Museo Nacional de Arqueología, Antropologia e Historia Del Perú - Esta Cerâmica Representa O Trabalho de Parto
Esta Cerâmica Representa
O Trabalho de Parto

Dica do Guasca
Se puder, conheça esse museu após ter ido a Machu Picchu. Conhecer Machu Picchu antes das ruínas de Cusco tira um pouco do brilho dessas ruínas. Conhecer o Museu Arqueológico do Peru antes de ir a Machu Picchu tira um pouco do brilho de Machu Picchu... Eu sei: isso pode parecer loucura! E também sei que muitas pessoas não irão concordar comigo... Mesmo assim, registro o meu ponto de vista...

Machu Picchu é uma cidade inca. A maior parte dela foi reconstruída – estima-se que uns 70%. Isso porque quando foi revelada ao mundo, em 1911, estava tomada pela Floresta Amazônica. De qualquer forma, é uma cidade inca. E a última civilização foi a inca, que foi dominada pelos espanhóis. Mas antes dos incas havia diversas outras civilizações. Algumas com mais de 2.000 anos. E das quais ainda se encontram ruínas de templos ou rastros de suas cidades...

Museo Nacional de Arqueología, Antropologia e Historia Del Perú - Obra de Civilização Pré-Incaica
Obra de Civilização Pré-Incaica

Neste sentido, coloco que o Museo de Arqueologia tira um pouco do brilho de Machu Picchu. A ideia passada de forma mais ampla é que Machu Picchu é a cidade intocada pelos espanhóis. É o que restou dos povos peruanos antes da conquista dos espanhóis. É claro: a civilização Nazca, em escala bem menor, também recebe alguma divulgação. Porém, há mais de outros 10 povos que habitavam o Peru muito antes dos incas. E destes quase nada se houve falar...

Evidente: de forma alguma, eu pretendo tirar ou diminuir a importância dos incas. A civilização inca foi uma das mais importantes da história. E a única que sustentou um império na altitude. Mas os incas incorporaram muito da cultura dos povos que os precederam. E da mesma forma que Machu Picchu sobreviveu, há ruínas e sítios arqueológicos que registram a passagem das outras civilizações. Não tão bem conservados quanto Machu Picchu. Porém, como disse acima, Machu Picchu foi, em grande parte, reconstruída...

Museo Nacional de Arqueología, Antropologia e Historia Del Perú - Cerâmica Erótica de Povos Pré-Incaicos
Cerâmica Erótica de Povos Pré-Incaicos

Contabilidade
Ingresso = 12 solis
Livro do Museo Nacional de Arqueología = U$ 19 (dólares)
Baralho de Cerâmica Erótica = 15 solis
Aberto de 3ª a Sab 9h-17h e dom e feriados 9h-16h.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design