quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Fafá de Belém - Anos 80

Na postagem anterior, iniciei a homenagem aos 56 anos da cantora Fafá de Belém. Lá registrei os primeiros anos de sua carreira. Aqui falarei um pouco sobre os discos lançados por Fafá na década de 1980.

Fafá de Belém - Capa do disco Fafá, de 1989
Fafá de Belém - Fafá (1989)
 
Em 1982, Fafá de Belém lançou o álbum Essencial. Os destaques foram as músicas "Bilhete" (Ivan Lins e Vitor Martins) e "Nos Bailes da Vida" (Milton Nascimento e Fernando Brant). A música "Bilhete" fez parte da trilha sonora da novela "Sol de Verão", da Rede Globo.

Do álbum Fafá de Belém, lançado em 1983, "Promessas" (Tom Jobim e Newton Mendonça) foi o tema de abertura de "Eu Prometo". Também exibida pela Rede Globo, esta foi a última novela escrita por Janete Clair. No mesmo álbum, músicas de Milton Nascimento e Roberto Carlos.

Diretas Já: Fafá de Belém  e Tancredo Neves
Diretas Já: Fafá de Belém
e Tancredo Neves

Engajada ativamente na campanha das Diretas Já, sua interpretação do Hino Nacional Brasileiro ficou famosa. E foi registrada em Aprendizes da Esperança, lançado em 1985. Outro destaque deste álbum foi a música "Coração Aprendiz" (Ronaldo Bastos), da novela "Roque Santeiro".

Em 1986, Fafá de Belém lançou Atrevida, talvez o seu álbum mais vendido. Graças ao estupendo sucesso de "Memórias". O ábum também contou com "Erê" (Michael Sullivan e Paulo Massadas) e "Meu Homem".


A música "Meu Homem" é uma versão de "Nobody Does it Better", tema de "007 - O Espião que me Amava". A versão foi escrita pela própria Fafá de Belém. A música original era cantada por Carly Simon.

Já o álbum Grandes Amores, lançado 1987, trouxe duas músicas dos irmãos Leonardo e Michael Sullivan. "Meu Dilema" foi o maior sucesso. Mas "Motivos" e "Coisas Mais Loucas" (Michael Sullivan e Paulo Massadas) também se destacaram.


Em 1988, Fafá de Belém lançou o álbum Sozinha. Assim como o álbum anterior, Sozinha foi muito criticado. O maior sucesso foi "Meu Disfarce" (Carlos Roque e Carlos Colla). Outro destaque ficou por conta da música "Gosto" (Michael Sullivan e Paulo Massadas).

Se os álbuns de 1987 e 1988 foram contestados, o de 1989 foi uma nova consagração. Fafá trouxe quatro músicas que fizeram enorme sucesso. "Amor Cigano" (Michael Sullivan e Paulo Massadas) chegou ao sexto lugar nas paradas de sucesso.

Duas músicas fizeram parte da trilha de novelas da Rede Globo. "Coração do Agreste" (Aldir Blanc e Moacyr Luz) foi usada em "Tieta". "Nuvem de Lágrimas", com a participação de Chitãozinho e Xororó, fez parte da trilha sonora da novela "Barriga de Aluguel".


Por fim, "Chorando se Foi" despontou como um dos maiores sucessos da lambada, o ritmo que contagiava o Brasil, na época.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design