quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Conhecendo o Museo Inka, em Cusco

O chegarmos a Cusco, ao final da manhã do dia 18/06/12, seguimos para o hotel. Dali fomos a pé até o restaurante El Mesón de Don Tomás, localizado a poucos metros. Após o almoço, a ideia era explorar o centro histórico de Cusco. Como a Catedral estava fechada, partimos para o Museo Inka.

Placa no Banheiro Feminino do Museo Inka, em Cusco
Placa no Banheiro Feminino do
Museo Inka, em Cusco

Como Chegar ao Museo Inka?

É bem fácil explicar como se chega ao Museo Inka. Seguindo uns 150 a 200 metros pela rua à esquerda da Catedral de Cusco, você chegará lá. Não tem erro! O detalhe é que os 150 a 200 metros são lomba acima. E além da inclinação razoável, enfrentávamos também os 4.000 metros de altitude...

Havíamos chegado à cidade poucas antes horas. Como não havíamos sentido nada, até o momento, talvez estivéssemos subestimando o efeito da altitude. Fui ao museu com o Ricardo, o Roberto e o Gustavo. O Ricardo teve de parar no meio da subida, com falta de ar...

Os Museus Não São o Forte de Cusco...

Quanto ao Museo Inka, teci alguns breves comentários na postagem Cusco: Uma Grande Decepção! Em geral, os museus da cidade são fracos. Ou seja, deixar de visitá-los não é motivo para grandes lamentações. A impressão é reforçada quando os comparamos aos museus de Lima...

Poderia cometer o exagero de dizer que em Cusco você deve visitar as igrejas e em Lima, os museus. É claro que se trata de um exagero... A Catedral e o Convento de San Francisco, em Lima também são lugares imperdíveis. Infelizmente, não posso dizer o mesmo sobre os museus de Cusco...

Peruana Tecendo no Pátio do Museo Inka, em Cusco
Peruana Tecendo no Pátio do Museo Inca

Apesar disso, o Museo Inka, dentre os museus visitados em Cusco, é o que despertou maior interesse. Nos outros dois, fiquei menos de 30 minutos... O maior tempo dedicado ao Inka não decorreu de uma maior apreciação das peças. Mas o que mais despertou nossa atenção foram os instrumentos musicais...

Instrumentos Musicais Incas e Pré-incaicos

É claro: o camarada que faz a demonstração com os instrumentos tentará vender para você algum deles. Ou tentará te empurrar um CD. Faz parte do jogo... Consegui sair de lá sem levar nada... O Ricardo, se não me engano, acabou levando alguma coisa. E quase foi enrolado pelo cara...

Os instrumentos musicais e incas foram os itens que mais chamaram nossa atenção. No entanto, o Museo Inka não se resume a eles. Percorrendo seus corredores, você irá se deparar com cerâmicas e múmias pré-incaicas. Além de quadros da Escola de Cusco...

O acervo do museu é interessante! Ainda mais, quando o comparamos com os outros museus de Cusco. Há alguns problemas, porém... As coleções não parecem ser distribuídas em uma ordem lógica. A identificação e a descrição dos itens são precárias. O museu, enfim, parece ter parado no tempo...

Curiosidades e Dicas sobre o Museo Inka

# O Museo Inka possui dois níveis, comunicados por uma rampa em curva. Nesta rampa, tanto o Ricardo como eu sentimos falta de ar...

# Os banheiros do museu são identificados com os desenhos de um homem e uma mulher pelados. Este tipo de identificação também é visto em banheiros da cidade de Lima.

Entrada do Banheiro Masculino do Museo Inka, em Cusco
Entrada do Banheiro
Masculino, Museo Inka

# No canteiro central do Museu, as peruanas fazem trabalhos de tecelagem. É uma ótima oportunidade para contemplar esse tipo de atividade. Também para recuperar um pouco do fôlego...

Satisfeitos com o que havíamos visto, deixamos o Museo Inka por volta das 16h. Durante a visita, o Roberto e o Gustavo acabaram se afastando. E não os vimos mais. Ao sair, o Ricardo sugeriu que subíssemos o resto do morro. E, lá em cima, encontramos o Palazio Nazarenas...