sexta-feira, 6 de julho de 2012

Toquinho: 66 Anos de Nascimento

Antônio Pecci Filho, o Toquinho, nasceu em São Paulo, em 06/07/1946, há 66 anos. A partir do aprendizado de violão com Paulinho Nogueira, o compositor, cantor e instrumentista embasou sua carreira. Seu estilo de se apresentar nos shows aliado à bela estampa fez de Toquinho um dos favoritos do público feminino.

Antônio Pecci Filho, o Toquinho
Antônio Pecci Filho, o Toquinho

Em 1964, o instrumentista gravou seu primeiro disco como solista de violão, A Bossa de Toquinho. Em 1968, Toquinho lançou Na Boca da Noite, com Paulo Vanzolini. A música Que Maravilha, parceria com Jorge Ben, lançada em 1970, foi o primeiro grande sucesso de sua carreira.



Parceria com Chico Buarque
 
Toquinho pertence à mesma geração do cantor carioca Chico Buarque de Hollanda, de quem se fez amigo na adolescência. Uma das primeiras composições de Toquinho, Lua Cheia, de 1963, foi uma parceria com Chico Buarque.


Toquinho dividiu com Chico o começo da carreira e as vicissitudes de um exílio na Itália, no período de governo militar. Chico foi morar em Roma e, em 1969, convidou Toquinho para com ele fazer shows.


Junto com Chico, Toquinho gravou um disco só com músicas de Vinícius de Moraes, cantadas em italiano. La Vita, Amico, é L'arte dell'Incontro foi lançado em 1969. E assim, surgiu a parceria com o poeta...

 


Parceria com Vinícius de Moraes

O violonista sempre gostou de ter gênios ao seu lado e foi o último grande parceiro de Vinícius de Moraes. A parceria iniciou em 1969 e produziu muitos sucessos, como Regra Três, Tarde em Itapoã, Aquarela, A Tonga da Milonga do Kabuletê entre outras. Foram 120 canções em mais de 25 discos...


 

Um dos discos mais importantes de sua carreira é Tom - Vinícius - Toquinho - Miúcha. O disco foi gravado ao vivo, no Canecão, Rio de Janeiro, em 1977. Neste ano, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho e Miúcha reuniram-se e multiplicaram a fórmula de genealidade da música brasileira por quatro...


Um dos trabalhos mais importante da parceria do Toquinho com Vinícius são os discos infantis Arca de Noé. Os dois álbuns contaram com a participação de grandes nomes da MPB e trazem composições de grande beleza melódica e poética. Destaques para O Pato e A Casa. Foram lançados em 1980 e 1981.


Em 1983, Toquinho foi convidado especial do Festival de San Reno e recebeu o Disco de Ouro pela canção Aquarela. A música, composta com Vinícius de Moraes, Guido Morra e Marizio Fabrizio foi gravada na Itália inicialmente .


Para saber mais sobre Toquinho.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design