quinta-feira, 5 de julho de 2012

Parque das Sequoias, Canela

O Que É? 
O parque é definido como um “museu aberto de coníferas”.

Onde Fica?
Rua Godofredo Raimundo, 1747. Fica a 5 minutos do centro de Canela.

Vigia do Gavião, no Parque das Sequoias, Canela
Vigia do Gavião, no Parque das Sequoias
 
Por Que Conhecer?
No parque, há mais de 140 espécies de árvores. A maior parte delas com placas indicativas. Algumas alcançam mais de 30 metros de altura. Logo na entrada, você receberá um mapa, indicando as trilhas do parque. A maioria dessas trilhas é curta e fácil de ser percorrida. No Parque das Sequoias, você encontrará árvores de todos os continentes.

Dica do Guasca
O Parque das Sequoias possui uma das maiores coleções de coníferas – árvores com frutos em forma de cone – do mundo. E seus maiores destaques são justamente as sequoias, como era de se esperar. Não deixe de observar também a Ginkgo Biloba, espécie viva de árvore mais antiga do planeta.

Paradouro das Lebres, no Parque das Sequoias, Canela
Paradouro das Lebres

Relato
Apesar de meus pais terem casa em Canela e eu visitar a cidade com certa frequência, nunca havia ido ao Parque das Sequoias. O local não é novo. Apenas fica fora do circuito turístico mais badalado de Canela. Ao deixar a Estação Verde, segui para o parque. Minha dúvida era se ainda conseguiria entrar. Afinal cheguei ao local às 17h, hora em o Parque das Sequoias costuma fechar.

Apresentei-me na recepção e questionei se ainda havia tempo para dar uma caminhada e conhecer o parque. Na recepção, eu fui informado que enquanto houvesse sol eu poderia circular pelas trilhas. Isso significava que eu teria uns 30 ou 40 minutos. Ou seja, tempo suficiente para uma rápida exploração...

Galhos de Árvore Vistos de Baixo, no Parque das Sequoias, Canela
Galhos de Árvore Vistos de Baixo, com Zoom

Peguei um mapa na recepção, com indicativo das trilhas e a relação das principais espécies de árvores. Pedi algumas dicas sobre as trilhas que teria tempo para fazer. O funcionário orientou que daria até tempo para fazer a trilha mais longa, que cobre boa parte da área do Parque das Sequoias. Ao menos da área aberta ao público.

É claro: não haveria tempo para uma exploração detalhada, observando todas as espécies presentes no mapa. Para isto, talvez fossem necessárias umas três ou quatro horas. Quem sabe, um turno inteiro... Ciente da limitação de tempo, detive-me só às três árvores principais: a Ginkgo biloba, a Sequoia sempervirens e a metasequoia.

Outra da Vigia do Gavião, no Parque das Sequoias, Canela
Outra da Vigia do Gavião, Parque das Sequoias

A Sequoia sempervirens, do norte da Califórnia (EUA), é considerada a árvore mais alta do planeta. Chega a 120 metros de altura e vive por até 2.500 anos. Habita altitudes de até 900 metros.  Após conferir esta espécie, segui a caminhada, passando por um pé de xaxim e um de pinus.

Sequoia sempervirens, no Parque das Sequoias, Canela
Sequoia 
sempervirens

A Metasequoia glyptostroibides é considerada um fóssil, uma espécie extinta. Foram encontradas sementes nas geleiras da China, junto aos mamutes. Algumas delas germinaram. Ao contrário da “sempre verde” Sequoia sempervirens, a Metasequoia é caduca e perde folhas, que no outono, assumem uma tonalidade de ferrugem.

Sequoia sempervirens, do Parque das Sequoias, Canela
Sequoia sempervirens, do
Parque das Sequoias, Canela

Segui a caminhada para a Mini Floresta Negra e para a Vigia do Gavião, esta última um local bem fotogênico. Outra região legal é o Paradouro das Lebres. Dali, eu retornei à recepção, para conferir a Ginkgo biloba, a espécie de árvore mais antiga do planeta, com mais de 150 milhões de anos. Sobreviveu aos dinossauros, sendo encontrada no Japão. E possui propriedades medicinais...

Ginkgo biloba, do Parque das Sequoias, Canela: A Árvore  Mais Antiga do Planeta
Ginkgo biloba: A Árvore 
Mais Antiga do Planeta

Do Parque das Sequoias, segui para o Parque do SESI, já no caminho de volta à casa dos meus pais...

Contabilidade
R$ 5,00. Sem custos para moradores de Canela. Aberto diariamente, das 9h às 17h.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design