segunda-feira, 9 de julho de 2012

Parque Cachoeira, São Francisco Paula

O Que É?
Parque de esportes de aventura.

Onde Fica?
RS 476, km 10, junto à histórica ponte de ferro. O Parque da Cachoeira fica a 18 km do centro de Canela e a 35 km do centro de São Francisco de Paula.

A Bela Cachoeira da Toca e o Seu Poço, no Parque da Cachoeira, São Francisco de Paula
A Bela Cachoeira da Toca e o Seu Poço, 
Parque da Cachoeira, São Francisco de Paula

Por Que Conhecer?
O Parque da Cachoeira oferece uma das mais lindas paisagens naturais da serra gaúcha. Situado entre os rios Cará e Santa Cruz, abriga a histórica “Ponte de Ferro”. O local era antigamente conhecido como “Passo do Inferno”. E por ali passavam as caravanas de viajantes que atravessavam o rio Santa Cruz.

Ponte de Ferro, no Parque da Cachoeira, São Francisco de Paula
Ponte de Ferro, no Parque da Cachoeira

O Parque da Cachoeira abrange florestas nativas, campos, vales, além de plantas e animais silvestres. Os maiores destaques são, porém, os cursos de água e a magnífica cachoeira do rio Cará. Suas trilhas desvendam verdadeiras belezas naturais. O parque é, enfim, o retiro ideal para uma comunhão com a natureza.

Dica do Guasca
O Parque da Cachoeira talvez seja o principal parque de esportes de aventura da serra gaúcha. É claro: cada um deve saber o grau de adrenalina que está preparado para enfrentar. Por isso, o local oferece desde atividades tranquilas, como as trilhas até as com um maior teor de emoção, como o pêndulo.

Rio Santa Cruz, no Parque da Cachoeira, São Francisco de Paula
Rio Santa Cruz, no Parque da Cachoeira

Se você quiser enfrentar os seus medos de forma gradual, experimente graus progressivos de dificuldade. Comece com a Trilha da Toca. Na sequência, faça o Super Cabo Aéreo. Depois, o Rapel na Cachoeira (cascating). E por fim, o Pêndulo ou o Rapel na Gaiola, a uma altura de 70 metros do solo.

Relato
Já havia ido ao Parque da Cachoeira alguns anos antes. Lembrava apenas de ter tomado um belo banho de cachoeira ali. Também me lembrava das pequenas cabanas e das churrasqueiras. Mas não me recordava que sempre é bom ligar para o parque e agendar as atividades de aventura. Algumas delas requerem maior estrutura, sendo necessária uma maior organização.

Pedras no Meio da Trilha da Toca, no Parque da Cachoeira, São Francisco de Paula
Pedras no Meio da Trilha da Toca

Como apareci no local sem fazer qualquer reserva, quase perdi a viagem. Um dos instrutores, na recepção do parque comentou que uma família do Recife havia agendado algumas atividades para aquela manhã. Eles chegariam por volta das 10h. Como eram a recém 8h30 perguntei o que poderia fazer nesse meio tempo. O instrutor sugeriu a Trilha da Toca...

Uma das "Tocas" ao Fim da Trilha da Toca, no Parque da Cachoeira, São Francisco de Paula
Uma das "Tocas" ao Fim da Trilha da Toca

A Trilha da Toca, com duração aproximada de 1h, é classificada como de nível médio. Ao longo doo caminho, você irá cruzar por pedras e troncos de árvores de diversos tamanhos. A trilha recebe esse nome pela presença de grandes buracos nos paredões. Ao fim da trilha, você encontrará uma bela cachoeira e uma construção antiga, onde funciona a Usina Hidrelétrica.

Tronco de Árvore no Meio da Trilha da Toca, no Parque da Cachoeira, São Francisco de Paula
Tronco de Árvore no Meio da Trilha da Toca

A Trilha da Toca segue à margem do Rio Santa Cruz. No caminho, você observará alguns trechos com pedras no leito e corredeiras. Em outros trechos, a água corre mais calma. Ali, você poderá contemplar a sobra das árvores refletida nas águas. Observe também a vegetação em torno da trilha. Ouça o canto dos pássaros...

Sombra das Árvores Refletidas no Rio, no Parque da Cachoeira, São Francisco de Paula
Sombra das Árvores Refletidas no Rio

Após 45 minutos de caminhada, cheguei ao fim da trilha, onde você encontrará grandes rochas com as “tocas”. Se você seguir em direção a elas, acabará chegando a uma bela cachoeira. À sua direita, fica a Usina Hidrelétrica. Aproveitei para tomar um banho de cachoeira e nadar. A água estava um pouco fria, mas, mesmo assim, muito agradável.

Pedras Junto à Cachoeira da Toca, no Parque da Cachoeira, São Francisco de Paula
Pedras Junto à Cachoeira da Toca

Fiquei cerca de 30 minutos na água. E por volta das 10h30 retomei a Trilha da Toca em direção à recepção do parque. Ao começar a caminhada, percebi que havia perdido os meus óculos de sol. Refiz o caminho até a cachoeira e felizmente consegui reencontrá-lo. Uns 40 minutos após retomar a trilha, cheguei à recepção. Minha ideia era fazer o Super Cabo e o Cascating...

Cachoeira da Toca: Belo Poço para Banhos, no Parque da Cachoeira, São Francisco de Paula
Cachoeira da Toca: 
Belo Poço para Banhos

Contabilidade
Entrada = R$ 10,00. O Parque da Cachoeira funciona diariamente, das 8h às 17h (inverno) e das 8h às 18h (verão).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design