quarta-feira, 11 de julho de 2012

5 Dicas do Guasca para as Trilhas do Parque das 8 Cachoeiras: Estratégias e Alimentação

Seguem-se mais 5 Dicas do Guasca para os trekkings no Parque das 8 Cachoeiras, em São Francisco de Paula. Leia as primeiras 5 dicas em Dicas do Guasca para o Parque das 8 Cachoeiras - I. 

6 – Faça as Trilhas com Outras Pessoas: este é um hábito que, infelizmente, não tenho. Ele pode fazer toda a diferença no caso de um acidente ou na divisão de carga. A grande desvantagem é a diminuição – maior ou menor – na velocidade do trekking para as pessoas melhores melhor condicionadas. 

É difícil encontrar um grupo homogêneo. E a dificuldade só aumenta quando se juntam mais pessoas. É muito mais fácil encontrar uma dupla com características similares do que um grupo de mais pessoas...

Cachoeira Escondida no Parque das 8 Cachoeiras, em São Francisco de Paula
Cachoeira Escondida

7 – Bebida e Comida: quando faço trilhas mais longas, costumo levar dois litros de água congelada e uma embalagem de leite condensado. Faço uma refeição reforçada e ingiro de 500 ml a um litro de água antes de começar a trilha. Começo beber a água que carrego cerca de uma hora após o início do trekking. 

Por duas razões: para não consumir a reserva rapidamente e para não distender o estômago, provocando desconforto durante a caminhada. O leite condensado eu ingiro no meio da trilha, no caso de uma única trilha com longa distância. Ou de 4 a 6 horas após a última refeição.

No caso do Parque das 8 Cachoeiras, cometi dois erros. Tudo por não ter pesquisado sobre o local. Levei só 700 ml de água e não levei nada para comer ao longo do dia. Assim, comecei a tomar água só após duas horas de caminhada e não mais de 10 goles por vez. 

Cachoeira Ravina no Parque das 8 Cachoeiras, em São Francisco de Paula
Cachoeira Ravina

Possivelmente, não teria suportado se o dia estivesse mais quente. Meu outro erro foi não ter levado nada para comer. Fiquei 12 horas em jejum, gastando uma energia violenta durante o trekking. Só vim a comer novamente à noite...

8 – Força e Resistência: quando se fala em trekking, muito é dito sobre a distância e pouco sobre as reais condições do terreno. No caso do Parque das 8 Cachoeiras, em geral, a ida é morro abaixo e a volta, evidentemente, morro acima.

Se pensarmos em caminhadas na beira da praia ou em outros terrenos planos, discutir resistência física (condicionamento) talvez seja o mais importe. No caso de terreno acidentado, força muscular é tão ou mais importante.

Na descida, quanto maior a força que você nas panturrilhas e nas coxas, menores serão o impacto articular (joelho e quadril) e o risco de entorses de tornozelo. Na subida, o trabalho é quase só muscular. E, por maior que seja a sua força, nesta fase, você irá suar e cansar. É claro: todo o bom trekking tem um pouco de dor e sofrimento...

Cachoeira Ronda no Parque das 8 Cachoeiras, em São Francisco de Paula
Cachoeira Ronda

9 – Comece pela Trilha Mais Distante: seis das oito cachoeiras estão localizadas na parte de baixo do parque. Isto significa que, na ida, você caminhará morro abaixo e, na volta, morro acima. No caso das duas cachoeiras localizadas na parte alta, primeiro você sobe e depois desce. As trilhas mais longas – Gêmeas Gigantes e Quatrilho – ficam na parte de baixo. As outras trilhas ficam em bifurcações, no meio do caminho.

Há algumas razões para começar pela trilha mais longa: I) você estará descansado; II) o calor é menor, caso do você começar suas caminhadas de manhã cedo; III) você estará com a carga de mantimentos completa (bebida e comida). A trilha mais longa, a das Gêmeas Gigantes, é de grande exigência física. Muitas pessoas não conseguem fazer as outras trilhas após concluí-la, tamanho o desgaste que ela gera. Não fazê-la por primeiro pode colocar a sua segurança em perigo. Ou obrigá-lo a voltar “se arrastando”...

10 – Outros Itens que Podem Ser Úteis: lanterna, bastão de trekking, binóculo, capa de chuva, kit de primeiros socorros, corda e canivete suíço.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design