quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Império Inca e Os 13 Incas

O Império Inca

No auge (séculos XV e XVI), seu império ocupava quase toda a extensão dos Andes. Em cerca de 100 anos, os incas construíram o maior império da América pré-colombiana e um dos mais poderosos da história.

O poder era centralizado em Cusco. E uma rígida estrutura social foi imposta. Para assegurar controle total, populações inteiras eram deslocadas, de forma a destruir qualquer base de poder local. O império teocrático era regido pelo Inca, que era considerado uma divindade.

Pachacutéc: O Principal Inca


Os Treze Incas

A história inca tem dois estágios: os períodos Lendário e Histórico. A história oral cita 13 imperadores. Os seis primeiros, de Manco Cápac a Viracocha, eram míticos. Há registros mais precisos de eventos dos reinos de Pachacútec ao de Atahualpa.

Outra fonte divide os Incas em duas dinastias, de acordo com o local onde moravam, e três períodos históricos. Os cinco primeiros líderes pertenceram à dinastia Hurin Cusco. E eles moravam em Inticancha, o primeiro Templo do Sol, na parte baixa da cidade. Os outros oito líderes pertenceram à dinastia Hanan Cusco e residiram na parte alta da cidade.

Quanto ao período histórico, o Legendário corresponde ao momento da chegada a Cusco e consequente anexação das terras por meio de lutas. No período Monárquico, os Incas terminam de conquistar o Vale de Cusco e invadem outros vales. Estabelece-se a Confederação Cusquenha. No Período Imperial, ocorre o apogeu do império inca, com domínio de extenso território.

Manco Cápac: O Primeiro Inca
Manco Cápac: O Primeiro Inca

Os líderes incas serão listados, abaixo, em ordem cronológica. Os dois primeiros Incas pertencem ao Período Legendário. Os seis seguintes, ao Monárquico. E os últimos cinco, ao Período Imperial:

01. Manco Cápac (século XII)
02. Sinchi Roca
03. Lloque Yupanqui
04. Mayta Cápac
05. Cápac Yupanqui
06. Inca Roca (início do século XIV)
07. Yahuar Huárac (aproximadamente 1350)
08. Huiracocha (viveu de 1350 a 1410)
09. Pachacutéc (reinou de 1408 a 1468)
10. Tupác Yupanqui (reinou de 1468 a 1480)
11. Huayna Cápac (reinou de 1480 a 1528)
12. Huáscar (reinou de 1528 a 1532)
13. Atahualpa (reinou de 1532 a 1533)


Os Principais Incas

Pachacútec Inca Yupanqui, o nono inca, foi o principal governante. Muitos o consideram o primeiro inca de fato. Pachacútec transformou Cusco em um império e criou um abrangente código de leis de leis para reger o seu vasto domínio.

Atahualpa (1502 a 1533) foi o 13º e último imperador. Era filho ilegítimo de Huyana Cápac. Quando o velho imperador morreu, o império foi dividido entre Atahualpa, que governava de Quito, e Huáscar, o herdeiro legítimo, cuja base era em Cusco. Atahualpa derrotou seu meio-irmão em uma desastrosa guerra pelo controle do império.

Atahualpa: O Último Inca
Atahualpa: O Último Inca

Veja também...

2 comentários:

Unknown disse...

muito legal

BURK,ARTE disse...

Show de buela!!!!!

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design