quarta-feira, 18 de julho de 2012

A Música e Os Instrumentos Musicais Peruanos

El Condor Pasa é a mais representativa música do Peru. Seria algo como a Aquarela do Brasil deles. Susana Baca fez grande sucesso internacional com o disco The Soul of Black Peru, produzido por David Byrne, dos Talking Heads. 

Eva Ayllon é um dos maiores expoentes da música afro-peruana. Começou a cantar na escola e depois no rádio e na televisão. Hoje é uma cantora e compositora de renome internacional, com mais de 20 discos gravados. Eis alguns ritmos peruanos:

Zapoña: A Flauta de Pã Andina
Zapoña: A Flauta de Pã Andina

# Huayno: batida contagiante originada no altiplano rural, o huyano disseminou-se em todo o país. O ritmo animado estimula os casais a dançarem pelas ruas e podem gerar uma certa agressividade quando há consumo de álcool. Os casais fazem movimentos como o zapateo, um sapateado que marca o ritmo. Entre os trajes tradicionais, as moças usam saias e os rapazes, gorros.

# Marinera: a marinera imita o ritual de acasalamento dos pássaros. A dançarina marca o ritmo com um lenço branco suspenso no ar e balança as dobras de sua saia, enquanto seu pretendente se pavoneia em volta dela. Tanto as festas locais como as nacionais são comemoradas com a batida contagiante do huayno ou da sedutora dança nacional, a marinera.

# Son de los Diablos: é uma dança popular afro-peruana, apresentada, principalmente, durante o carnaval, em Lima e em seus arredores. Essa dança simboliza a resistência cultural. É acompanhada de violão, cajón e quijada ou queixada de burro. Entre os trajes usados, destacam-se batas, calças, máscaras com plumas, caudas, sapatos de cordão, capas e vários sinos.



# Instrumentos: inicialmente, só havia instrumentos de sopro e percussão. Os espanhois introduziram os instrumentos de corda.

+ A zampoña, em espanhol, ou sicu, em quéchua, é a flauta de Pã andina. Composta de tubos de junco, cada qual com uma oitava diferente, ela é presa por uma corda ou uma tira com nós. As duas fileiras de tubos são abertas de um lado e fechadas do outro. 

+ O carina é um instrumento de sopro oval feito de barro, pedra, madeira e sementes. Ele produz um som etéreo e pode imitar os pássaros.

+ O charango é um pequeno instrumento de cordas criado pelos povos indígenas do Peru e da Bolívia, no século XVI. Ainda é muito popular no sul dos Andes, inclusive na Argentina e no Chile.

O Peruano Típico Tocando a Quena
O Peruano Típico 
Tocando a Quena

+ O cajón, composto de uma caixa de madeira com orifício no verso, é um instrumento percussivo, usado na música da costa. O músico senta-se sobre a caixa e bate na superfície frontal com as palmas das mãos.

+ A harpa andina tem 36 cordas e uma caixa grande semicônica em forma de barco. Cria uma base muito rica e potente. E é parte essencial da maioria das bandas do altiplano.

+ A quena é uma flauta com chanfraduras, muito versátil. Primeiro, era feita com ossos de lhama ou de condor. Hoje em dia, é de madeira ou bambu. Produz um som bem melancólico.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design