domingo, 29 de julho de 2012

Museo de la Inquisición, Lima

O que é?
Museu que resgata a história da inquisição no Peru.

Onde fica?
Jr Junin, 548, Lima.

Fachada do Museo del Congreso y de la Inquisición, em Lima
Fachada do Museo del Congreso
y de la Inquisición,
em Lima

Por que conhecer?
Sede do Santo Ofício na América Espanhola. Foi uma das instituições mais representativas do período colonial. O Tribunal da Santa Inquisição foi estabelecido, em 1570, durante o governo de Francisco de Toledo. A instituição funcionou até 1813.

O Museo del Congreso de la Inquición fica ao lado da praça do congresso. E em frente a esta praça, fica o belo prédio do congresso peruano. O prédio, por vários anos, abrigou o Senado da República. Posteriormente, foi restaurado e convertido em museu.


Você verá representações realistas da perseguição e tortura dos acusados de heresia no século XVIII. Faz arrepiar até os mais insensíveis, com os calabouços e as salas de tortura. Oferece visitas guiadas em vários idiomas.

Museo de la Inquisición, em Lima: Sala de Audiências
Museo de la Inquisición: Sala de Audiências


Relato do Guasca
O Museo de la Inquisición era uma prioridade dentre os lugares que eu gostaria de conhecer em Lima. Tanto que, ainda no Brasil, enviei e-mail verificando a disponibilidade para visita uma guiada no dia em que chegaríamos a Lima. Recebi a resposta de que estaria sendo esperado se lá eu fosse. Mas tivemos de pousar em Asunción e chegamos a Lima um dia depois... Com isso, acabamos não conseguindo ir ao museu, pois na tarde que seria livre, tivemos o City Tour...

Interior do Museo del Congreso y de la Inquisición, em Lima
Interior do Museo del
Congreso y de la Inquisición

No retorno de Cusco, ficamos mais dois dias em Lima. Novamente, enviei um e-mail, recebendo a mesma resposta. Assim, na manhã do dia 27/06/12, a turma toda se reuniu e partimos para o Museo de la Inquisicón. Chegamos lá às 9h10. Mas o outro taxista se perdeu e o restante da turma chegou só 9h40. Como uma escola havia agendado a visita, teríamos de esperar até as 10h30. Decidimos seguir a pé até o MALI...

Congreso Nacional, em Lima Peru
Congreso Nacional, em Lima Peru

O trajeto é de 2,5 km. Seguimos pela Jirón Junin até a Plaza Mayor. Na Plaza Mayor, chamou-me a atenção um grupo de estudantes que abordava as pessoas que por ali passavam. Falei com três meninas e elas disseram que estavam fazendo uma atividade de inglês. Fizeram três perguntas: “What’s your name?”, “How old are you?” e “Where are you from?”. E ficaram bem entusiasmadas quando disse que era do Brasil…

Estudantes na Plaza Mayor, Centro de Lima
Estudantes na Plaza Mayor, Centro de Lima

Quando me dei por conta, eu percebi que o meu grupo já havia se afastado. Corri e os alcancei. Seguimos pela Jirón de la Unión, passando novamente em frente a Iglesia de la Merced. Em uns instantes, já estávamos na Plaza San Martín. O Roberto sugeriu que entrássemos no Estadio FC Restaurant. Lugar interessante de se conhecer! Esse bar temático é uma bela homenagem ao esporte mais popular do mundo! E destaca os grandes craques, como Pelé e Maradona.

Estadio FC Restaurant, na Plaza San Martín, em Lima
Estadio FC Restaurant, na Plaza San Martín

Pelé: Um dos Craques do Estadio FC Restaurant, em Lima
Pelé: Um dos Craques do Estadio

Continuamos até o fim da Jirón de la Unión, onde inicia o Paseo de la Republica. Passamos em frente ao Museo Arte Italiano e da sede do Poder Judicial. O último, localizado do outro lado da avenida, fica num belo prédio inspirado no Palácio da Justiça de Bruxelas. Caminhamos mais alguns poucos metros e estávamos em frente ao MALI, o Museo de Arte de Lima. Atravessamos o Paseo Colon e chegamos ao nosso destino...

Palácio da Justiça de Lima, Peru
Palácio da Justiça de Lima, Peru

Contabilidade
Visita guiada gratuita. Convém agendar, pelo site.
De 2ª a domingo, das 9h às 17h.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design