domingo, 22 de julho de 2012

Lima, Peru

Lima, a capital do Peru, é banhada pelo Oceano Pacífico. Localizada praticamente ao nível do mar, esta cidade é habitada por cerca de 10 milhões de pessoas. Lima fica às margens do Rio Rímac, que significa “aquele que fala”. E os espanhóis referiam-se aos habitantes locais como “aqueles de lima”, em vez de Rímac. Desse equívoco surgiu o nome da cidade...

Fuente de la Armonia, Circuito Magico de las Aguas, em Lima
Fuente de la Armonia, Circuito Magico de las Aguas

Lima, conhecida como a “Cidade dos Reis”, foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Ela é, ao mesmo tempo, tradição e modernidade. É um generoso território de restaurantes, cafés e bares e também uma interessante rota de monumentos arqueológicos pré-incaicos e de edifício coloniais. Neles, destacam-se os belíssimos balcões limenhos, os mais distintos da cidade antiga ou do centro histórico.


O clima é classificado como temperado e úmido, sendo o período de maior umidade os meses de junho a setembro. Apesar disso, em Lima não chove desde 1971! O clima é controlado pela corrente fria de Humboldt. Ela é a causa da permanente neblina no inverno e da fina garrua, na madrugada. No verão, a neblina some, descortinando-se um céu azul, sobre as belas praias de Lima. A temperatura média anual é de 19o, flutuando entre os 13 e os 25 o.

Palacio Arzobispal, no Centro Histórico de Lima
Palacio Arzobispal, no Centro Histórico de Lima 



Histórico
Havia pouca gente por perto quando Francisco Pizarro reinaugurou a cidade, dia 18 de janeiro de 1535. Vencida a resistência dos incas no vale do Rio Rímac, com perdas significativas em ambas as frentes, sobraram raras testemunhas dos primeiros momentos da “Cidade dos Reis”. Nome dado em homenagem ao Dia de Reis.


Logo as construções que ali estavam vieram abaixo. Restaram apenas as ruínas, a exemplo do que aconteceria em diversas outras cidades do Peru. Surgiram as igrejas, palácios, conventos, monastérios e o casario com traços ibéricos. Até mesmo uma universidade – a primeira da América do Sul – foi erguida em 1551.

Basílica Catedral de Lima
Basílica Catedral de Lima

Ao longo desses quase 500 anos de história, a antiga “Cidade dos Reis” tornou-se Lima, o porto mais importante dos espanhóis na América do Sul. A cidade caiu e foi reerguida ao sabor dos terremotos. Lima chegou ao século XXI com cerca de 10 milhões de habitantes, ruas de tráfego nervoso e muita fumaça de carro...

As Lagoas no Alto da Cordilheira dos Andes
As Lagoas no Alto da Cordilheira dos Andes



Lima Hoje
O cenário, certamente, está longe do que idealizamos como o paraíso. Mas o que lhe falta em beleza, Lima oferece em museus e igrejas, como o Convento de San Francisco. Outro aspecto é a miscigenação cultural, que inclui espanhois, crioulos e indígenas. O fruto disso pode ser visto na arte e na culinária locais...

Convento de San Francisco, Lima
Convento de San Francisco, Lima

O centro histórico de Lima constitui seu foco nervoso. Barranco é o bairro boêmio. Miraflores reúne restaurantes, hoteis e clubes. San Isidro abriga o elegante polo de negócios, embelezado por um antigo bosque de oliveiras. Os maiores destaques de Lima são os excelentes museus, em especial os de arqueologia, a renomada gastronomia e os mercados de artesanato.



Relato do Guasca
Chegamos a Lima, vindos de Asuncion, dia 17 de junho de 2012. E a primeira dica que deixo é pegar uma poltrona junto à janela, no avião. A vista da Cordilheira dos Andes é fabulosa! Além das belas montanhas, há os lagos, rios e as nuvens. Estas, por vezes, encobrem as montanhas. Em outras vezes, são vencidas pela altura da cordilheira, formando uma linda paisagem.

Museo de Arqueología de Lima - Cerâmica Retratos
Museo de Arqueología - Cerâmica Retratos

Lima é uma cidade extraordinária! Foi, sem dúvida, a maior surpresa de minha viagem ao Peru! A cidade é limpa e segura. As ruas estão livres de pedintes, mendigos, carroceiros, papeleiros e motoboys. Quase não se vê pessoas fumando! Além disso, a sua comida, uma das melhores do mundo é, relativamente, barata.


Outras duas coisas que impressionam são a ausência de chuvas há 41 anos e, paradoxalmente, a grande presença de belas praças e parques na cidade. Considerando que Lima faz parte da costa peruana e esta é a continuidade do deserto do Atacama... Por tudo isso, a presença de parques e praças floridas agrega valor a um bairro. E San Isidro é referência nisso...

Segundo Claustro do Convento de Santo Domingo, Lima
Segundo Claustro do Convento de Santo Domingo

E não deixe de conferir os bem cuidados canteiros da via expressa. Nessa enorme avenida, são proibidos os outdoors. A publicidade é feita com desenhos nos jardins e canteiros, ao lado das pistas. Uma solução original e ecologicamente correta...

Lagoa nos Andes, Vista do Avião
Lagoa nos Andes, Vista do Avião

Após divagar um pouco, retorno ao momento em que chegamos a Lima, vindos de Asuncion. Na ocasião, seguimos em duas vans para Miraflores. Após deixarmos as bagagens no hotel...., seguimos para uma caminhada. A ideia era explorar um pouco o bairro, almoçar e, à tarde, fazer o City Tour... Nossa primeira parada foi no Palácio Municipal.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design