terça-feira, 24 de julho de 2012

Edifícios Históricos do Centro de Lima

Casa de Aliaga
Esta propriedade particular, a mais antiga do continente, foi construída sobre um santuário inca em 1535. A mansão de quincha, material resistente a terremotos, foi construída por Jerônimo de Aliaga, um dos tenentes de Pizarro. E pertence à mesma família há 17 gerações. A mansão exibe fina arte e decoração colonial.
Salón Dorado da Casa de Aliaga, em Lima
Casa de Aliaga - Salón Dorado


A sacada ornamentada dá ideia dos seus 66 luxuosos aposentos. Uma escada de mármore leva ao pátio, no segundo andar, e à entrada principal. A parte aberta ao público exibe arte e decoração colonial dos séculos XVI a XVIII, como espelhos e moveis Luís XIV, retratos de família e pinturas da Escola de Cusco. Um dos dois pátios andaluzes tem uma fonte de bronze.

Porta da Casa de Aliaga, Lima
Porta da Casa de Aliaga, Lima

Móveis, pinturas e porcelanas da Espanha, Ásia e Peru conferem elegância à decoração da mansão. A sala de jantar tem pé-direito com quadrados intricadamente entalhados, móveis originais da época e obras de arte. Azulejos sempre eram usados nos pátios, como em Sevilha. Os pátios costumam ter uma sacada de madeira no segundo andar. Nelas você verá azulejos em estilo árabe.


Casa Riva-Agüero
Este casarão, que data dos fins do século XVIII, foi construído pelo coronel espanhol Domingo Ramírez de Arellano y Martínez de Tejada. Casado com dona María de los Dolores de Osma y Sancho Dávilla, formavam uma das famílias mais importantes e distintas da época.

Casa de Riva-Agüero, Lima
Casa de Riva-Agüero, Lima

Com o nome do escritor Don José de la Riva Agüero, esta casa possui arquivos, o Museo de Arte Popular, além de uma bela biblioteca. É dirigida pela Universidade Católica do Peru.


Palacio Torre Tagle
O Palacio Torre Tagle é um dos casarões mais luxuosos da capital peruana. Foi construído, em 1738, por ordem de José Bernardo de Tagle y Brancho, o Marquês de Torre Tagle. Os descendentes mantiveram o local até 1918, quando ele foi adquirido pelo Estado peruano.

Palacio Torre Tagle, em Lima
Palacio Torre Tagle, em Lima

É considerado o melhor representante da arquitetura de Lima do século XVIII. Tem sacada de madeira entalhada e bela entrada de pedra. As sacadas são de cedro da Nicarágua. A entrada, em estilo barroco, foi esculpida em pedra panamenha, destacam-se o escudo da família. 

Palacio Torre Tagle - Pátio Principal
Palacio Torre Tagle - Pátio Principal


Mercado Central
Mostra o que há de mais típico no país. Cuidar com trombadinhas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design