domingo, 8 de julho de 2012

Ecoparque Sperry, Canela

O Que É?
Parque com trilhas e cachoeiras, no Vale do Quilombo.

Onde Fica?
Acesso pela Linha 28, antes da Chocolataria Prawer, na Avenida das Hortênsias. Fica à direita de quem vem de Gramado em direção à Canela, a 5 km da Rodovia Gramado – Canela.

Cachoeira da Usina, no Ecoparque Sperry, em Canela
Cachoeira da Usina, no Ecoparque Sperry
  
Por Que Conhecer?
O parque possui três belas cachoeiras. Em duas delas é possível tomar banho. As trilhas, todas leves, são sinalizadas com placas explicando sobre a fauna e a flora do local. Contemple os cânions, a Mata Atlântica e a fauna silvestre. O Ecoparque Sperry é o local ideal para ecoturistas ou amantes da natureza.

Arroio Cristal, Ecoparque Sperry, Canela
Arroio Cristal, Ecoparque Sperry

Vista frontal da Cascata do Trombão, no Ecoparque Sperry, em Canela
Cascata do Trombão, Canela


O parque, administrado pela família Sperry, conta com um disputado restaurante. O Bêrga Mótta, um bistrô em meio à natureza, alia a cozinha regional com muita criatividade. Aberto aos sábados e domingos, das 12 h às 15h. E à noite, mediante reserva, para até 60 pessoas.

Vale do Quilombo visto do Ecoparque Sperry, em Canela
Vale do Quilombo, Ecoparque Sperry


Dica do Guasca
Se você quiser aproveitar as cachoeiras para tomar banho, vá ao Ecoparque Sperry no verão. E mesmo assim, procure entrar na água perto do meio-dia. A água é bem gelada e uma das cachoeiras fica em meio à vegetação, pegando muito pouco sol.

Campo, Ecoparque Sperry, Canela
Campo, Ecoparque Sperry, Canela

Relato
Dia 08/04/12, de manhã, fui até o Ecoparque Sperry. Três dias antes, havia ido ao local, junto com os meus pais. Como naquela ocasião começou a chover, abortamos a visita. Desta vez, acabei seguindo sozinho ao parque, chegando lá pouco depois das 9h. Com tempo firme, estava disposto para enfrentar as pequenas trilhas do Sperry...

Paineira, Ecoparque Sperry, Canela
Paineira, Ecoparque Sperry

Paineira, no Ecoparque Sperry, Canela: Detalhe do Tronco com Espinhos
Paineira: Detalhe do Tronco com Espinhos

Comecei pela Trilha do Trombão, que leva ao mirante da Cascata do Trombão. Esta trilha começa próxima à recepção do parque. Você irá passar em frente ao restaurante e cruzar o Arroio Cristal. Após poucos metros de caminhada, você irá se deparar com o mirante. Esta é a única cascata do parque não disponível para banho. Resta contemplá-la a partir do mirante...

Cascata do Trombão, no Ecoparque Sperry, Canela
Cascata do Trombão

A Cascata do Trombão possui 35 metros de altura. O leito do arroio que conduz à cascata é formado por rochas vulcânicas do tipo basalto. O Arroio do Trombão nasce em Canela, desemboca no Rio Paranhana e este no Rio dos Sinos. A mata que recobre as suas encostas e o vale abaixo é preservada. E possui exemplares centenários de cedro rosa e canjerana.



Deixei o mirante e segui pela Trilha Tangará. Essa trilha – um pouco mais extensa – é também bem tranquila. Logo no início, você cruzará novamente sobre o Arroio Cristal. Seguindo em frente, você passará por uma mata de eucaliptos e outra de pinus. Então, chegará um campo, com vista para o Vale do Quilombo. A espinhosa paineira chamará a sua atenção no caminho...

Cachoeira da Usina, Ecoparque Sperry, Canela
Cachoeira da Usina, Canela


A Trilha Tangará acaba em um pomar. Ali você poderá seguir pelas trilhas que levam às outras duas cascatas do Ecoparque Sperry. A Cachoeira da Usina é maior e encontra-se em uma área aberta. Já a Cachoeira do Poço é menor e fica em meio à mata. Esta é a mais próxima da recepção e do estacionamento do parque.


Exposta ao sol e com uma queda total de 45 metros, a Cachoeira da Usina proporciona um melhor banho. Até pela pressão que a água proporciona, o ideal é procurar os poços ou as pequenas quedas d’água. Nessas quedas, a sensação é de puro prazer. Apesar da maior exposição ao sol, no período em que estive ali, ninguém mais se aventurou a cair na água.



Deixei a Cachoeira da Usina e segui até a Cachoeira do Poço. A pequena queda em meio à mata, como o nome sugere, destaca-se pelo seu belo poço. Se a água da outra cachoeira já era fria, a dessa é difícil de aguentar. Isso que estávamos no início de abril... O pouco tempo que fiquei ali passei nadando. Por poucos instantes, aventurei-me sob a pequena queda d’água...

Cachoeira do Poço, Ecoparque Sperry, Canela
Cachoeira do Poço, Ecoparque Sperry



Contabilidade
Ingresso = R$ 10,00. Funciona de 3ª a domingo, das 9h às 17h (março a outubro). E das 9h às 18h (novembro a fevereiro).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design