quinta-feira, 19 de julho de 2012

A Cultura Inca e Os Espanhóis

Incas: Engenheiros e Agricultores

Os incas eram ótimos engenheiros. Só Pachacútec construiu mais de 4.000 km de estradas, algumas a mais de 5.000 metros de altitude. A impressionante Cápac Ñan (Estrada Real), com cerca de um metro de largura, ia de Quito, no Equador, a Tucumán, na Argentina, passando por Santiago, no Chile e La Paz, na Bolívia. E seus sistemas de canais traziam águas dos rios, por vezes, bem distantes, para os campos. Canais ao longo dos terraços direcionavam a água das chuvas.

Expansão do Império Inca, na América do Sul
Expansão do Império
Inca, na América do Sul

Os incas adoravam o sol, a lua, a terra e as montanhas. O condor e o puma eram considerados animais sagrados. Os calendários solar e lunar guiavam a agricultura.

Os incas escavavam as montanhas para criar terraços onde cultivavam milho e batata. As margens dos terraços eram contidas por muros de pedra. Em 1500, havia mais terra cultivada nos Andes do que hoje em dia. Os terraços de cultivo em Moray são como um laboratório agrícola no qual os incas experimentavam diferentes variedades de plantas, a fim de melhorar a sua produção.

 Terraços de Moray, em Cusco, Peru
Terraços de Moray, em Cusco, Peru

Os incas também criavam lhamas e alpacas para comer e para levar cargas. E a tecnologia alimentar desse povo era inovadora. Eles inventaram um sistema de congelamento e secagem. As batatas eram postas para congelar no frio da noite. Quando a água evaporava no dia seguinte, a polpa ficava seca, a chamada chuño.

Os quipus, um sistema de contagens através de nós em cordas, eram usados principalmente para o registro contável. Mas para alguns estudiosos, os quipus também eram usados para registrar histórias. Ou seja, funcionaria como um alfabeto.

Os comerciantes incas serviam como espiões, pois observavam os acessos, as defesas e as riquezas dos povos onde iam oferecer os seus produtos.


Os Espanhóis
A chegada dos espanhóis era vista por Atahualpa mais como uma curiosidade do que como uma ameaça. Os homens de Pizarro sequestram Atahulapa, pediram resgate e executaram-no em 1533. O valor do resgate eram 11 toneladas de ouro. Os inimigos do imperador alinharam-se com os espanhóis para se vingar do período de opressão.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design