quarta-feira, 25 de julho de 2012

Basílica Catedral de Lima

O que é?
Catedral de Lima.

Onde fica?
Plaza Mayor, no centro de Lima.

Basílica Catedral de Lima, no Peru
Basílica Catedral de Lima


Por que conhecer?
Com suas imponentes torres gêmeas, a Catedral de Lima domina o lado leste da Plaza Mayor. Considerada uma obra-prima de arquitetura colonial, a catedral foi reconstruída várias vezes, devido a terremotos.


A Catedral de Lima foi construída sobre o templo pré-hispânico de Puma Inti, para demonstrar o triunfo do catolicismo. A construção original era bem modesta e foi inaugurada em 1540.


O conquistador e fundador de Lima, Francisco Pizarro (1478 - 1541) trouxe a primeira tora para a construção da parede original, de adobe, e a estrutura de palha da cumeeira, em 1535.

Mausoléu de Francisco Pizarro, na Catedral

A construção da atual estrutura, em estilo barroco-renascentista, começou somente em 1572. O projeto, de 1564, era baseado na catedral de Sevilha. Uma primeira parte desta construção foi inaugurada em 1622, sendo o edifício concluído em 1636.


Com os devastadores terremotos de 1687 e 1746, parte da estrutura colapsou. Antonio Manso de Velasco, o Conde de Superunda, ordenou a construção de uma nova catedral. Em 1778 este novo prédio ficou pronto. No fim do século XVIII, as torres foram concluídas.


A Catedral de Lima possui cinco naves e 14 capelas laterais. As capelas menores são dedicadas a figuras religiosas. A Capela de São João Batista tem um entalhe de Jesus, considerado o mais belo das Américas.

Interior da Catedral de Lima, no Peru
Interior da Catedral de Lima, no Peru

Já os restos mortais do conquistador espanhol Francisco Pizarro jazem na capela revestida de mosaicos à direita da entrada. Até 1990, a cripta guardou um corpo sem cabeça que diziam ser dele. Exames desmentiram.


A Catedral de Lima possui altar de madeira entalhada, folheada a ouro, mosaicos e pinturas. As cadeiras do coro são um bom exemplo da arte peruana. Foram esculpidas pelo espanhol Pedro Noguera, do século XVII, e são um dos destaques da catedral.

Pintura Junto ao Mausoléu de Pizarro, na Basílica Catedral de Lima
Pintura Junto ao Mausoléu de Pizarro

Nos fundos da catedral, funciona o museu de arte religiosa, com uma bela coleção de arte. As pinturas, móveis e objetos religiosos datam do século XVIII.



Relato do Guasca
A primeira vez que contemplamos a Catedral de Lima foi dia 17/06, durante o City Tour. Como era domingo, o templo estava fechado. A propósito, domingo é o único dia da semana em que a Catedral de Lima não abre. Restou-nos tirar algumas fotos da fachada...

Panfleto da Catedral de Lima: Capa
Panfleto da Catedral de Lima: Capa

Retornamos a Lima, dia 25/06, à tarde, já com o plano de conhecer a Catedral e o Convento de Santo Domingo, no dia seguinte. E assim aconteceu. Na tarde do dia 26/06, partimos rumo ao centro de Lima, onde conhecemos os dois lugares...


Em geral, as visitas guiadas nos museus e igrejas de Lima e Cusco valem à pena. Este não nos pareceu o caso na Catedral de Lima. Pelo que ouvimos da conversa do guia, seria de mais valor explorarmos o local por conta própria. E foi exatamente o que fizemos...

Panfleto da Catedral de Lima: Mapa
Panfleto da Catedral de Lima: Mapa

Apesar de termos planejado a visita, não dedicamos à Catedral de Lima o tempo necessária a uma exploração mais profunda. Imperdível mesmo é o mausoléu de Francisco Pizarro, logo na entrada do templo. Mas há ainda as outras capelas e o museu para conhecer...


Ao todos são 14 capelas. O panfleto distribuído na entrada fala sobre todas elas. Na sequência, postarei as imagens deste panfleto na íntegra. Assim, restrinjo-me a falar brevemente sobre o museu, localizado à esquerda do altar, ao fundo da catedral.

Panfleto da Catedral de Lima: Capelas
Panfleto da Catedral de Lima: Capelas

Este local reúne quadros e obras de arte religiosa. Há artigos de ouro e prata. A maioria destes fazia dos paramentos e utensílios dos bispos que por ali passaram... E é justamente a sala que reúne quadros de todos estes bispos uma das mais interessantes do museu...

Contabilidade
Táxi do Meliã Lima à Catedral = 12 solis.
Ingresso = 10 solis.
Visitação: 2ª a 6ª, das 9h às 17h e sábados, das 10h às 13h.

Panfleto da Catedral de Lima: Museu
Panfleto da Catedral de Lima: Museu

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design