quarta-feira, 20 de junho de 2012

Pinheiro Multissecular de Nova Petrópolis

O Que É?

Pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia) com cerca de 1.000 anos.

Onde Fica?
Entre no km 9 da RS 235. Siga mais 1 km por uma estrada de chão. Caminhe uns 200 metros e você irá se deparar com o pinheiro.

Pinheiro Multissecular, Nova Petrópolis
Pinheiro Multissecular, Nova Petrópolis

Por Que Conhecer?
Há ao menos dois motivos: a idade e a altura do imponente pinheiro, que se destaca facilmente dentre as demais árvores do local.

Dica do Guasca
Não é possível identificar o topo do pinheiro. Mas se você tirar fotos junto às suas raízes, em direção ao céu, é possível se ter uma ideia da imponência da árvore. 

Relato
Subi de Porto Alegre para a serra gaúcha, na véspera. Minha ideia era esgotar os pontos turísticos de Nova Petrópolis na tarde de domingo. Quanta ingenuidade! Acabei conhecendo o Ninho das Águias e as atrações localizadas no centro da cidade...

Trilha até O Pinheiro Multissecular, em Nova Petrópolis
Trilha até O Pinheiro Multissecular

Pela manhã, deixei Canela rumo à Nova Petrópolis. A ideia era concluir as atrações desta cidade, na parte da manhã. E à tarde, dar um giro por Gramado, ao retornar para Canela.

O primeiro destino era o Pinheiro Multissecular, localizado em Linha Imperial, distrito de Nova Petrópolis. Esta era a atração mais distante de Canela. Decidi passar primeiro por ali e depois nos outros locais já retornando para Canela.

A estrada de terra que dá acesso ao pinheiro fica à direita de vem pela RS 235 no sentido Gramado a Nova Petrópolis. Já se você vem de Nova Petrópolis, é necessário cruzar a pista.

Copa do Pinheiro Multissecular, em Nova Petrópolis
Copa do Pinheiro Multissecular

Trata-se da principal via de Linha Imperial. Se você vem do centro de Nova Petrópolis, você verá um campo de futebol à direita e uma igreja à esquerda. É neste local que você deve entrar, cruzando em frente à igreja.

O Pinheiro Multissecular é bem menos procurado que a atrações centrais. Já havia conhecido, quando criança, há mais de 20 anos. Na ocasião, estava hospedado com meus pais em Linha Imperial e seguimos a pé até a imensa árvore.

Com o passar dos anos, a árvore parece ter perdido um pouco do encanto, da magia. Nas minhas recordações, o pinheiro parecia ser maior. Quando se é criança, fantasiamos um pouco. E tudo parece ser maior do realmente é... Mas isto é o melhor da infância!

Tronco do Pinheiro Multissecular, em Nova Petrópolis
Pinheiro Multissecular

O local é de fácil acesso. E a estrada de terra está em bom estado. Ao longo dela, você verá placas indicando que o pinheiro fica mais à frente. Ao fim da estrada, uma pequena trilha na mata, até o pinheiro.

Tirei algumas fotos ali e segui para a Queda d’água Johann Grings...


Contabilidade
Entrada franca. Não há cobrança para conhecer o Pinheiro Multissecular. Mas se você vem de Canela ou Gramado, passará por um pedágio em Gramado. Ali eu paguei R$ 7,50. Somando ida e volta foram R$ 15,00.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design